Tradição

Triunfo, no Sertão, comemora Dia Estadual do Careta pelo primeiro ano

Casa do Careta foi criada para reunir os elementos que representam o personagem

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 20/02/2020 às 16:03
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

O Carnaval de Triunfo, no Sertão de Pernambuco, é um dos mais tradicionais do interior do Estado. A cidade está se preparando para receber os turistas durante o período. A expectativa é grande para comemorar pelo primeiro ano o Dia Estadual do Careta, na segunda-feira de Carnaval.

"A história do Careta surgiu lá no ano de 1917, por aí. Era um rapaz que gostava de beber, foi expulso do reisado e, querendo brincar, desenvolveu a máscara, pegou um chapeuzinho meia lua, um chocalho - que antigamente só era usado nos animais -, um chicote de couro e desceu a ladeira estralando o chicote e balançando o chocalho. O pessoal correu para olhar pensando que era uma manada de bicho descendo a rua, e deu de cara com essa figura encaretada", contou a mediadora cultural Joaneide Alencar.

Os Caretas também são conhecidos como senhores das ladeiras e fazem a alegria do Carnaval. A Casa do Careta foi criada para reunir os elementos que representam o personagem. O espaço recebe turistas da região, estrangeiros e visitantes no geral.

O artesão Mestre Nino é Careta das antigas e ensina a arte para vários grupos. "Na minha vida representa alegria e o comprometimento de manter uma tradição centenária".

Festa

O Carnaval de Triunfo terá seis dias de folia e conta com atrações como Fulô de Mandacaru, Walkyria Santos, Super Oara, entre outros, no Pátio de Eventos Maestro Madureira. Cerca de 100 mil pessoas são esperadas e a rede hoteleira está com 80% de ocupação.

"Triunfo como sempre se destaca na região como um dos melhores carnavais de Pernambuco e esse ano a gente além da festa já tradicional que fazemos com bloco de rua, oficinas, comemoramos o dia Estadual do Careta na segunda-feira".

Confira a programação:

Domingo (23)

15h- Orquestra Metal Nobre
17h- Fulô de Mandacaru
19h30- Eric Land
21h30- DJ Alt Music

Segunda-feira (24)

17h30 - Radiola Serra Alta
19h30- Ramon Schnayder
22h- Harry Estigado

Terça-feira (25)

15h- Badalê
17h- Luan Douglas
19h- Super Oara
21h- Walkyria Santos