Economia

Caruaru: saiba as propostas dos candidatos à prefeitura para a Feira da Sulanca

Transferência da Feira da Sulanca ainda é alvo de discussões

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 17/10/2020 às 11:41
Jobson Gonçalves/TV Jornal Interior
FOTO: Jobson Gonçalves/TV Jornal Interior

Considerada um dos mais importantes espaços de comercialização de confecções de Pernambuco, a Feira da Sulanca de Caruaru, no Agreste, é o ponto central de acaloradas discussões. Há anos, fala-se em transferir a feira de lugar, uma vez que o funcionamento no Parque 18 de Maio é considerado precário em muitos pontos.

Diversos feirantes reclamam da falta de infraestrutura, e atribuem a migração de compradores para outras cidades da região aos problemas.

> Acompanhe as notícias sobre as eleições 2020

Com a proximidade das eleições municipais, os moradores de Caruaru terão a oportunidade de apostar nos projetos de seis candidatos à prefeitura, que têm ideias diferentes sobre o que fazer com a Sulanca.

Confira as propostas dos candidatos* que constam nos planos de governo divulgados através do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE):

Delegado Lessa

A ideia é realizar ações emergenciais a curto prazo, envolvendo manutenção, infraestrutura, saneamento, segurança e reordenação urbana. Também será criado um posto médico de suporte básico para sulanqueiros e compradores. A proposta é de que a feira siga no Parque 18 de Maio por pelo menos dois anos.

A médio prazo, caso eleito, o candidato pretende realizar uma análise da viabilidade econômica para o possível planejamento e apresentação do plano de construção da intitulada "Nova Feira da Sulanca". No programa de governo, o candidato explica que a "nova feira" poderá ser no local em que já está ou em terreno já doado pelo Governo de Pernambuco.

As ações a longo prazo (previstas para os dois últimos anos de governo) incluem o início da construção da nova feira, a requalificação das margens do Rio Ipojuca, com calçada e iluminação e a permanência dos bancos que ficam na área e a reestruturação do estacionamento do terreno do Machadinho para o recebimento de veículos.

O plano de governo também inclui a criação de um projeto de exportação para os sulanqueiros; projeto de branding da Sulanca; criação de fundo de amparo ao sulanqueiro (incluindo uma porcentagem do valor pago pelo chão da feira); escola de capacitação, entre outros.

Marcelo Gomes

O plano de governo do candidato não cita nominalmente a Feira da Sulanca, mas informa que se eleito, ele irá articular ação integrada de desenvolvimento econômico com municípios da região; ampliar as políticas de qualificação profissional; alavancar o desenvolvimento do município pela indução à vocação empreendedora e especialização da gestão empresarial; executar programas destinados a desenvolver habilidades de comercialização e produção, entre outros.

Marcelo Rodrigues

Até a publicação desta matéria, o plano de governo do candidato não constava no site do TSE.

Rafael Wanderley

O candidato propõe fazer um plebiscito sobre a transferência ou permanência da Feira da Sulanca e construir um Conselho Popular da Feira da Sulanca.

Raffiê Dellon

O candidato informa no plano de governo que irá construir a "Nova Feira da Sulanca de Caruaru", com "melhor localização, espaço, estrutura física e melhor atendimento, equiparando-se a outros centros comerciais da região". A ideia é que, enquanto isto, uma reforma e requalificação da feira no Parque 18 e Maio seja realizada.

O plano também inclui a criação do comitê gestor da feira, "para gerenciar de forma técnica e descentralizada as ações". As propostas contam ainda com a instalação do Centro de Monitoramento e Vigilância da Feira da Sulanca, com o apoio da guarda municipal, Polícia Militar e câmeras de segurança eletrônicas. O candidato também propõe a concessão de auxílio financeiro ao sulanqueiro vítima da crise da covid-19, entre outros.

Outros projetos incluem a criação da "Semana da Moda, Tecnologia e Sulanca", com o intuito de trazer investidores para Caruaru; e o programa "Facilita", aplicativo e site para a comercialização de produtos locais.

Raquel Lyra

A candidata à reeleição reafirma o compromisso de transferir a Feira da Sulanca. No plano de governo, consta que haverá a modernização da feira e que Caruaru será firmada como "um núcleo de destaque no Polo de Confecções do Agreste".

*Candidatos organizados por ordem alfabética