Eleições 2020

Saiba como justificar o voto após as eleições

Usuários tiveram dificuldades com aplicativo nesse domingo

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 16/11/2020 às 8:29
Divulgação
FOTO: Divulgação

Algumas pessoas relataram que não conseguiram justificar o voto nesse domingo (15) por causa de instabilidades de acesso do aplicativo e-Título. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o app pode ser usado para justificar a ausência. Ele pode ser baixado nas plataformas “Google Play” e “App Store”.

Segundo o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, os problemas aconteceram porque muitas pessoas deixaram para baixar o aplicativo em cima da hora.

É possível também justificar o voto em um requerimento no site do TSE. O pedido também pode ser feito em qualquer cartório eleitoral. Os eleitores têm até 60 dias para se justificar ao juiz da zona eleitoral, juntamente com a documentação comprobatória da impossibilidade de comparecimento.

Quem não justificar deve pagar uma multa de R$ 3,51 por turno. De acordo com o TSE, o cidadão que não justificar o voto pode ter algumas consequências como dificuldades para tirar passaporte ou RG, obter empréstimos em órgãos públicos, participar de concurso, obter certidão de quitação eleitoral, entre outras.

Para quem mora fora do país, o TSE orienta justificar a ausência pelo e-Título, pelo sistema Justifica ou encaminhar o formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral e a documentação comprobatória da ausência, por via postal, ao juiz da zona eleitoral na qual for inscrito em até 60 dias após cada turno. Além disso, também pode apresentar a justificativa dentro de 30 dias contados da data do retorno ao Brasil.

*Com informações do Extra