Audiência pública

Requalificação do Aeroporto Oscar Laranjeira será debatida em Caruaru

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 20/04/2017 às 10:35

Aeroporto de Caruaru conta com uma escola de formação de pilotos, hangares particulares, uma fábrica de aviões, oficina, posto de abastecimento de aeronaves
Foto: reprodução/TV Jornal

A requalificação do Aeroporto Oscar Laranjeira, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, será tema de uma audiência pública na próxima segunda-feira (24), às 10h, na Câmara de Vereadores da cidade.

Representantes do poder público, do setor empresarial, e da sociedade civil organizada devem participar do debate, que é aberto ao público. A partir do encontro, um documento será elaborado para ser entregue ao Governo do Estado.

O vereador Alberes Lopes (PRP), que propôs a audiência pública, tem como objetivo fazer um movimento em prol da reestruturação do espaço para receber voos comerciais. "Percebemos que historicamente nunca foi dado o real valor para o Aeroporto Oscar Laranjeira, que deve ser ponto de fortalecimento de nossa economia comercial e industrial", afirmou, em nota.

Atualmente, o Aeroporto de Caruaru conta com uma escola de formação de pilotos, hangares particulares, uma fábrica de aviões, oficina, posto de abastecimento de aeronaves, entre outros serviços. O espaço apresenta sinais de abandono, de acordo com denúncias de pessoas que trabalham no local. Em fevereiro deste ano, uma empresa que fica no aeroporto foi assaltada.

Expectativa

Em janeiro deste ano, o secretário estadual de Turismo, Felipe Carreras, disse em entrevista à Rádio Jornal Caruaru que os aeroportos de Caruaru e Garanhuns, no Agreste, além do de Araripina, no Sertão, estão na lista do Governo do Estado para receber investimentos. "A gente deverá ter boas notícias ainda este ano para que esses aeroportos também tenham condições de receber voos", afirmou, na ocasião.

O Aeroporto Santa Magalhães, em Serra Talhada, já está pronto para receber voos comerciais. A previsão é de que o voo inaugural aconteça no mês de agosto. O investimento da obra da pista do aeroporto foi de R$ 6,5 milhões.