Reunião

Aeroporto Oscar Laranjeira, em Caruaru, deve ser privatizado

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 25/04/2017 às 8:09

Audiência pública foi realizada na Câmara Municipal de Caruaru
Foto: reprodução/TV Jornal

Um relatório será entregue nesta terça-feira (25) ao secretário de Transportes de Pernambuco, Sebastião Oliveira, para solicitar a agilidade no processo de privatização do Aeroporto Oscar Laranjeira, em Caruaru, no Agreste do Estado. A informação é do vereador Alberes Lopes (PRP), que fez o requerimento para uma audiência pública sobre o equipamento realizada nessa segunda-feira (24).

"As companhias aéreas como a Azul e a Gol já demonstraram interesse em operar em Caruaru. Paralelamente, estaremos cobrando da prefeitura que faça sua parte no entorno do terreno do aeroporto", afirmou o vereador, por meio da assessoria de imprensa.

Na audiência pública, realizada na Câmara Municipal de Caruaru, foi discutida a reestruturação do aeroporto para voos comerciais, o que iria beneficiar o desenvolvimento do Agreste. Participaram o presidente da Destra, coronel Hermes Melo, o presidente do Comut, Ricardo Henrique, o ex-administrador do aeroporto, Rui Siqueira, representantes do setor empresarial, proprietários de hangares do aeródromo, e sociedade no geral.

Aeroporto Oscar Laranjeira deve ser privatizado
Foto: reprodução/TV Jornal

Nos próximos dias, um documento será elaborado com as informações apresentadas e debatidas, para ser entregue aos participanetes e ao Governo do Estado, que ficará responsável por repassar para a iniciativa privada.

O secretário de Turismo e Lazer do Estado, Felipe Carreras, não pode participar da audiência, mas enviou uma mensagem sobre a reunião. "Sabemos da fundamental importância a volta do funcionamento do aeroporto para o desenvolvimento econômico de Caruaru, que é uma cidade vocacionada para o turismo, que faz parte do Polo de Confecções do Agreste, sendo uma das principais cidades do interior de Pernambuco. Contem com a Secretaria de Turismo e com a Secretaria de Transporte do Estado, porque em breve estaremos comemorando", disse o texto.

Veja na reportagem do "TV Jornal Notícias", da TV Jornal Interior:

Situação

Atualmente, o Aeroporto de Caruaru conta com uma escola de formação de pilotos, hangares particulares, uma fábrica de aviões, oficina, posto de abastecimento de aeronaves, entre outros serviços. O espaço apresenta sinais de abandono, de acordo com denúncias de pessoas que trabalham no local. Em fevereiro deste ano, uma empresa que fica no aeroporto foi assaltada.