Festa

Abertura do São João de Caruaru será neste sábado

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 02/06/2017 às 17:32

Festa começa na Estação Ferroviária, em Caruaru
Foto: divulgação/Prefeitura de Caruaru

A abertura oficial do São João de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, será neste sábado (3). Às 19h, a abertura oficial será realizada, no pórtico de entrada da Estação Ferroviária. Na cerimônia, a prefeita Raquel Lyra (PSDB) vai cortar a tradicional faixa, que simboliza o início dos festejos. Os shows no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga começam às 20h e seguem até 3h, com a Orquestra de Pífanos de Caruaru e maestro Mozart Vieira, a cantora Elba Ramalho, a banda Fulô de Mandacaru e o cantor Alcymar Monteiro.

O NE10 Interior, a TV Jornal Interior e a Rádio Jornal Caruaru farão a transmissão ao vivo dos shows no Pátio do Forró. A transmissão começa às 23h e segue até 1h. É possível acompanhar pela televisão, pelo rádio e no site www.ne10interior.com.br/tv.

A programação começa logo cedo, às 10h, no Polo Alto do Moura, com shows de Douglas Leon Banda Topázil, André Lins e Lucas Medeiros, em palco montado na Avenida Mestre Vitalino. O bairro, que é um dos principais pontos turísticos da Capital do Agreste, conta ainda com restaurantes e a Casa Museu Mestre Vitalino e o Memorial Mestre Galdino como atrativos.

Este ano, o Maior e Melhor São João do Mundo recebe mais de 400 apresentações, distribuídas em 17 polos na cidade e na zona rural. A festa terá seis polos de animação no primeiro fim de semana: Pátio do Forró, Forró do Candeeiro, Polo das Quadrilhas, Polo do Repente, Polo Juarez Santiago e Casa do Forró. Os quatro últimos ficam na Estação Ferroviária. Também neste sábado (3), acontece a festa do Maior Chocolate Quente do Mundo, no bairro São João da Escócia, a partir das 18h.

De acordo com a Prefeitura de Caruaru, o São João gera cerca de seis mil empregos diretos e indiretos e movimenta mais de R$ 200 milhões. Cerca de 2,5 milhões de pessoas passam pela cidade. Segundo a Fundação de Cultura e Turismo, o São João deste ano deve custar cerca de 10% a menos do que o orçamento do ano passado, que foi de R$ 15 milhões.

Alto do Moura

10h Trio Tabajara
12h Trio Forrozaga
14h Banda Contemporânea de Pífanos
15h15 Savinho do Acordeon
16h30 George Silva

Polo do Repente

17h Reginaldo Feitosa e Luciano Leonel
18h Espingarda do Cordel

Polo Juarez Santiago

20h - Trio Zezé e Zezita
21h30 - Trio Baú dos 8 baixos
22h45 - Trio Forrozando de Ouro
0h - Sebastião Silva

Forró do Candeeiro

20h - Trio Boa Sorte
21h45 - Wellington Caruaru
23h20 - Banda Garotos do Forró
1h - Regis Pietro

Pátio do Forró

20h - Orquestra de Pífanos de Caruaru e Maestro Mozart Vieira
21h30 Elba Ramalho
23h00 Fulô de Mandacaru
0h30 Alcymar Monteiro

Outros polos

A festa vai contar ainda com o polo alternativo Azulão, o São João na Roça, em quatro localidades da zona rural (Pau Santo, Gonçalves Ferreira, Terra Vermelha e Vila Rafael), São João de Rua, em bairros da periferia (Rendeiras, Boa Vista I, Vassoural e São João da Escócia) e o tradicional Festival de Comidas Gigantes. A programação do Polo Azulão começa no dia 9 de junho e terá atrações como Lenine, Eddie, Chico César e Siba.