Luto

Políticos lamentam falecimento do artesão Severino Vitalino

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 07/01/2019 às 10:04

Prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, e artesão Severino Vitalino
Foto: Roberto Pereira Jr./divulgação

A prefeita de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, Raquel Lyra, lamentou na manhã desta segunda-feira (7) o falecimento do artesão Severino Vitalino, filho do Mestre Vitalino.

"O povo brasileiro será sempre grato a Severino que, com o seu grande talento, deu continuidade à obra do seu pai e mentor e influenciou a comunidade de artesãos de Caruaru e de todo o país. Meus sinceros sentimentos aos familiares, amigos e admiradores", disse a prefeita, por meio de nota.

O presidente da Câmara Municipal de Caruaru, o vereador Lula Tôrres, recebeu a notícia da morte do artesão com tristeza. "O trabalho de Severino agora será imortalizado, pois a continuidade das obras do barro iniciadas pelo seu pai há mais de um século foi de grande valia para a perpetuação deste legado. Que Deus conforte a família, e dê paz a aqueles que sofrem com a sua perda", lamentou.

"Um abraço a todos os familiares, nossos sentimentos mais profundos", disse o deputado estadual eleito José Queiroz, durante entrevista na Rádio Jornal Caruaru.

O artesão Severino Vitalino faleceu por volta das 6h20 desta segunda-feira (7) no Hospital Mestre Vitalino (HMV), unidade de saúde que leva o nome do pai. De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, nesta manhã, ele sofreu uma parada cardiorrespiratória. Foram feitos os procedimentos de reanimação, mas o paciente não teve reversão do quadro e faleceu.

Severino estava internado no hospital que leva o nome do pai
Foto: divulgação/HMV

Severino Vitalino deu entrada no hospital no dia 28 de outubro de 2018, após sofrer um infarto agudo do miocárdio. Ele foi submetido a cirurgia de revascularização do miocárdio no dia 08 de novembro. Após o procedimento, o estado de saúde oscilou entre melhoras e complicações.

Velório e enterro

De acordo com informações da família, o velório será realizado na casa que Severino morava, na Rua Mestre Vitalino, 281, Alto do Moura. O sepultamento será nesta terça-feira (8), às 10h, no cemitério do bairro.