Frio

Vendas de queijos e vinhos aumentam durante o FIG 2019

Baixas temperaturas oferecem o clima propício para esta opção da gastronomia

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 26/07/2019 às 15:46
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

Temperaturas que podem chegar até 15°C combinam com bons queijos e vinhos. E em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, o cenário é bem propício, principalmente durante o Festival de Inverno (FIG), que termina neste sábado (27). Para quem quer curtir o último fim de semana, é possível adquirir produtos diferenciados.

De acordo com o gerente de supermercado Ezequiel Basílio, entre os mais procurados estão tipo gouda, reino, queijo para foundue, queijos gruyère, entre outros. "Só para se ter uma ideia, a gente está crescendo acima de dois dígitos nas duas categorias, tanto em vinhos como em queijos. A gente já sente um festival mais interessante do que no ano passado", ressalta.

No Parque Euclides Dourado, é possível encontrar os mais variados tipos nos stands do Armazém do Sebrae. Queijos regionais da bacia leiteira de Pernambuco estão entre os queridinhos. "Os turistas daqui vão conhecer a cultura local, já percebem de cara que Garanhuns no inverno é frio, e frio combina com vinho e com queijo", diz o especialista em queijos Benoit Parquereau.

O produtor de leite e queijo Romildo Albuquerque é um dos vendedores da segunda etapa do primeiro circuito de queijo artesanal do Estado: "Nós temos 13 tipos de queijo: com pimenta, com alho, com cebola, bacon, orégano, zero lactose também, então a variedade é grande e está alavancando muito, graças a Deus as vendas estão muito boas".

Com relação aos vinhos, a preferência é pelos suaves, segundo o analista de marketing do vinho Pérgola. "A tendência nessa época de frio é cada vez aumentar, principalmente o vinho suave, que é mais recomendado para essa época de frio, é um vinho que esquenta mais", explica João Batista.