Evento

Feira de Artesanato de Orobó fortalece economia no interior de PE

Evento conta com 83 estandes na praça de eventos da cidade, entre artesanato e gastronomia

Alfredo Neto
Alfredo Neto
Publicado em 04/09/2019 às 14:04
Edinho Soares/divulgação
FOTO: Edinho Soares/divulgação

No período de 5 a 8 de setembro, a prefeitura de Orobó, no Agreste de Pernambuco, distante 118 km do Recife, realizará a sétima edição da Feira de Artesanato. Com o tema: “Ser artesão é ter orgulho de sua arte”, o evento conta com 83 estandes na praça de eventos da cidade, sendo 56 de artesanato e 27 de gastronomia. A feira foi idealizada em 2013, primeiro ano da gestão do prefeito Cléber Chaparral, e a cada nova edição tem aumentado o número de participantes.

Durante os quatro dias de feira são aguardados mais de 30 mil visitantes, gerando expectativa de aproximadamente R$ 300 mil em negócios realizados. Além deste valor, a gestão municipal acredita que mais de R$ 200 mil devem ser movimentados no comércio local com hospedagem, restaurantes, transporte alternativo, roupas e calçados, salões de beleza, entre outras atividades.

Com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), os participantes contam, gratuitamente, com cursos, palestras, oficinas e capacitações na área do empreendedorismo. O evento também recebe o apoio da Diretoria de Cultura e Esportes, do Centro de Artesanato e da Associação das Artesãs de Orobó.

De acordo com a secretaria de Assistência Social de Orobó, pasta que coordena a ação, estão confirmados artesãos de 15 municípios pernambucanos e 1 paraibano: Orobó, Bom Jardim, João Alfredo, Carpina, Feira Nova, Machados, Salgadinho, Surubim, Lagoa de Itaenga, Vitória de Santo Antão, Igarassu, Camaragibe, Jaboatão de Guararapes, Olinda, Recife e Natuba (PB).

A abertura oficial está programada para o dia 5, às 18h, seguida de apresentações culturais com Grupo Ambar, Projeto Stelar, desfile de moda e Trio Brilho Nordestino. No dia 6, a partir das 9h, se apresentam Genésio do Acordeon e Raimundo Sanfoneiro. A partir das 18h estão confirmados o Grupo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (flauta, violão, coral e terceira idade), Ballet Pequenos Brilhantes e Samuel Lima. Já no dia 7 tem Alexandre Lima, às 20h, e encerrando a programação cultural, no dia 8, tem show infantil, a partir das 14h, e cantadores de viola, às 18h.

Os visitantes encontrarão diversas opções de artesanato, desde o frivolité (arte oroboense de maior destaque), passando por peças de crochê, barro, bordado, madeira, pedra, tecido, PVC, palha da banana, borracha e seda. Na Feira de Artesanato de Orobó também estão confirmados produtos de materiais recicláveis, plantas, livros, bijuterias, tapetes, sandálias decoradas, bonecas de pano, telas decorativas, entre outros.

Sabor

Na praça de alimentação um prato da famosa culinária nordestina promete deixar os visitantes com água na boca: escondidinho de macaxeira (creme de macaxeira com charque). Circulando pela praça ainda tem doces, tortas, salgados, sorvetes, caldinhos, tapiocas, trufas, churrasco, crepe e outras massas. Durante todo o evento, bares e restaurantes da cidade também estarão de portas abertas como outras opções.