Expectativa

Natal: ocupação da rede hoteleira já ultrapassa 90% em Garanhuns

Evento recebe cerca de 1 milhão de pessoas nos dois meses de realização

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 25/10/2019 às 16:36
Divulgação/Prefeitura de Garanhuns
FOTO: Divulgação/Prefeitura de Garanhuns

Para muita gente, a contagem regressiva para o Natal começa no dia 1º de dezembro, mas em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, as festas de fim de ano começam no dia 8 de novembro com "A Magia do Natal", evento que tem shows, apresentações culturais, desfiles do Papai Noel, entre outros. A ocupação da rede hoteleira - que está em mais de 90%, faltando 14 dias para o evento - é prova disto.

Estimativas da Secretaria de Turismo do município revelam que os números deste ano deverão ser maiores do que os da festa no ano passado, já que a ocupação da rede hoteleira encerrou 2018 com 85%. No ano passado, houve um aumento nas vendas de alimentos em 71%, número creditado ao evento pelos entrevistados na pesquisa.

Para este ano, a expectativa é de que R$ 40 milhões sejam injetados na economia da cidade no período natalino, incluindo as áreas de hotelaria, alimentação e comércio. Mais de 1 milhão de pessoas são esperadas para circular na cidade em novembro e dezembro. "Nosso intuito é que as pessoas passem o dia visitando e conhecendo a cidade, para curtir o clima de Garanhuns, as praças. Além da decoração, as belezas naturais", ressalta a secretária de Turismo, Neile Barros.

A edição deste ano da Magia do Natal de Garanhuns será realizada entre 8 de novembro e 31 de dezembro. Estão incluídas na programação apresentações teatrais, balés, pastoris, e shows de José Augusto, The Fevers, Adilson Ramos, Elymar Santos, Quinteto Violado, Marina Elali, Maestro Eduardo Lages, entre outros.

Decoração da Prefeitura de Garanhuns em 2017
Decoração da Prefeitura de Garanhuns em 2017
Daniela Batista/Prefeitura de Garanhuns

Preparação

Os temas da decoração das praças e da Avenida Santo Antônio - onde são realizados os desfiles de Papai Noel - são mantidos em sigilo até o último minuto. Anualmente, a ornamentação é revelada no momento da abertura da festa. A ideia é trabalhar a festa religiosa e a comercial em vários pontos da cidade.

Nas praças, serão utilizados vários personagens para gerar interatividade com o público. Pessoas de todas as idades poderão aproveitar os brinquedos e participar da decoração. Mais de 100 artesãos participam dos trabalhos.

A árvore gigante da Fonte Luminosa, que ano passado teve 12 metros, este ano terá 15. A ornamentação inclui mais de 40 personagens como Papei Noel, duendes, entre outros, e utiliza materiais como pelúcia, fibra, ferro, madeira. A iluminação terá mais de 2 milhões de pontos LED. Além disto, este ano, o desfile do Papai Noel terá 10 carros alegóricos e o trem do Bom Velhinho terá mais um vagão.

A Magia do Natal gerou empregos diretos e indiretos, dentre eles eletricistas e pintores, selecionados através de um processo da prefeitura. A Secretaria de Turismo estima que aproximadamente 700 pessoas trabalham para realizar a Magia do Natal.