A Magia do Natal

Garanhuns-PE tem uma das maiores festas de Natal do Brasil

Evento começa nesta sexta-feira (8) e segue até 31 de dezembro

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 06/11/2019 às 18:26
Divulgação/Prefeitura de Garanhuns
FOTO: Divulgação/Prefeitura de Garanhuns

Conhecida como uma das maiores festas natalinas do Brasil, a Magia do Natal, em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, terá a abertura oficial nesta sexta-feira (8). A programação do evento conta com 160 atrações que farão apresentações típicas desta época do ano, tanto no polo principal como nos bairros, distritos e na comunidade quilombola de Estivas. Os shows seguem até o dia 31 de dezembro; já a decoração, até 6 de janeiro de 2020.

O Palco Prefeitura, principal polo do evento, terá apresentações nas sextas-feiras, nos sábados e domingos do período. O espaço em frente ao Palácio Celso Galvão, sede da prefeitura, receberá corais, encenações teatrais, ballet, pastoris, xaxado e reisados, além de shows nacionais. Entre as atrações estão Quinteto Violado (16/11), Adilson Ramos (23/11), Os Incríveis (30/11), Elymar Santos (07/12), The Fevers (14/12), Leonardo Sullivan (20/12), Marina Elali e Maestro Eduardo Lages (21/12), José Augusto (21/12) e Altemar Dutra Júnior (28/12).

Um dos momentos mais esperados da programação anualmente é o desfile do Papai Noel, que atrai milhares de turistas a partir das 18h nos sábados e domingos, após a apresentação da cantora Andrea Amorim, na sacada do prédio da prefeitura. Este ano participam 150 personagens, incluindo 130 crianças dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) do município, acompanhados de carros alegóricos.

Crianças, idosos e pessoas com deficiência podem acompanhar o desfile junto aos carros alegóricos no trem de passeio do Papai Noel. Os interessados devem comparecer ao Palácio Celso Galvão, ponto de partida do trem, a partir das 15h no dia do desfile, para retirar as pulseiras de entrada. Os desfiles serão realizados todos os fins de semana, até 25 de dezembro.

Quando o desfile acaba, a magia continua: o Bom Velhinho ficará na casa dele, em frente à prefeitura, para receber o público. Durante a programação do evento, o Papai Noel ainda vai percorrer o Relógio das Flores e os três distritos do município para alegrar o público durante a programação.

Entre os pontos que estão decorados com ornamentação natalina estão a Avenida Santo Antônio, no centro; a Praça Tavares Correia, que abriga o Relógio das Flores; a Praça Souto Filho, conhecida como Fonte Luminosa; o pórtico da cidade, entre outros. A Fonte Luminosa é a preferida da criançada e abriga uma árvore de Natal com mais de 15 metros de altura. A decoração é conhecida pelos brinquedos e pela interatividade e acessibilidade.

Vários pontos da cidade recebem decoração típico do período natalino
Vários pontos da cidade recebem decoração típico do período natalino
Camila Queiroz/Divulgação/Prefeitura de Garanhuns

Números

No ano passado, cerca de um milhão de pessoas passaram por Garanhuns durante A Magia do Natal. Para este ano, a expectativa é de que R$ 40 milhões sejam injetados na economia da cidade, incluindo as áreas de hotelaria, alimentação e comércio. Os números são maiores do que no ano passado, baseados, entre outras razões, na ocupação da rede hoteleira, que superava 90% de ocupação nas últimas semanas para o evento.

A Magia do Natal gera vários empregos diretos e indiretos, dentre eles eletricistas e pintores, selecionados através de um processo da prefeitura. A Secretaria de Turismo estima que aproximadamente 700 pessoas trabalham para realizar a Magia do Natal.