Luto

Cantor e compositor caruaruense Luiz Vieira morre no Rio

Morte do artista foi em consequência de deficiência respiratória

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 16/01/2020 às 18:56
Divulgação
FOTO: Divulgação

O compositor e radialista caruaruense Luiz Vieira morreu nesta quinta-feira (16), no Rio de Janeiro, aos 91 anos. A morte do artista foi em consequência de deficiência respiratória, de acordo com a família.

Nascido em Caruaru no dia 12 de outubro de 1928, Vieira morava no Rio desde os 10 anos, onde foi criado pelo avô. O auge do artista aconteceu entre os anos 50 e 60, quando trabalhou nas rádios Tupi e Record.

Luiz Vieira compôs alguns clássicos da MPB, como Prelúdio Para Ninar Gente Grande (Menino Passarinho) e Paz do Meu Amor (Prelúdio nº2). Ele escreveu mais de 500 músicas, gravadas por Luiz Gonzaga, Caetano Veloso, Rita Lee, entre outros. Apesar de ter morado pouco tempo em Caruaru, Luiz Vieira tinha raízes nordestinas que inspiravam seu trabalho.

Homenagens

Quando o artista completou 90 anos, o produtor Thiago Marques Luiz promoveu um show tributo a Luiz Vieira, que virou disco e teve participações de Zeca Baleiro, Sérgio Reis, Claudette Soares, As Galvão, Verônica Ferriani e Ayrton Montarroyos.

Em nota, a Prefeitura de Caruaru, através da Fundação de Cultura e Turismo, lamentou a morte do artista: "seu legado permanecerá na cultura caruaruense".