Turismo

Reserva de Pedra D'Antas, em Lagoa dos Gatos, recebe visita técnica da Empetur

Objetivo é avaliar o potencial turístico da área de conservação ambiental

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 18/02/2020 às 16:21
Divulgação/Empetur
FOTO: Divulgação/Empetur

Técnicos da Empetur realizam nesta terça-feira (18) e quarta (19) uma visita técnica à cidade de Lagoa dos Gatos, no Agreste de Pernambuco, com o objetivo de planejar atividades de qualificação do trade turístico local. O grupo irá avaliar o potencial turístico da Serra do Urubu, especificamente da Reserva Particular do Patrimônio Natural Pedra D'Antas (RPPN), unidade de conservação ambiental do município.

O espaço é considerado um ponto importante para o desenvolvimento do turismo de observação de pássaros, atividade que costuma atrair um público especializado, que se preocupa em preservar o destino. A iniciativa tem parceria com a organização Save Brasil.

Durante a visita, a equipe de turismólogos conhecerá os atrativos da reserva, como o Jardim dos Beija-Flores, que tem mais de 20 espécies do animal, e a Torre de Observação de Aves, onde estão cerca de 80 espécies, algumas delas raras ou ameaçadas de extinção. Em setembro de 2019, a Save Brasil lançou o 1º Guia de Aves da Serra do Urubu, com o objetivo de divulgar a diversidade do local.

Capacitação

A visita técnica a Lagoa dos Gatos é o primeiro passo para que seja iniciado um trabalho de qualificação do destino. Ela antecede o curso de formação de condutores locais, que será oferecido nos dias 29 de fevereiro e 1º de março. A intenção é aperfeiçoar o trade turístico do município como foco no turismo sustentável.