Alimento

História da pizza começou há mais de 6 mil anos; conheça

Dia da Pizza é comemorado nesta sexta-feira (10)

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 10/07/2020 às 16:47
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

O Dia da Pizza é comemorado nesta sexta-feira (10), e nada melhor do que conhecer a história dessa iguaria tão aclamada por pessoas de todo o mundo. Muitos pensam que trata-se de uma invenção italiana, mas a pizza como conhecemos hoje começou a partir de uma massa inventada pelos egípcios. Com o tempo, a pizza ganhou este nome, adquiriu uma forma arredondada e os recheios.

A jornalista Lis Nunes é uma verdadeira fã da pizza e não deixa de aproveitar a data comemorativa, seja através de promoções de estabelecimentos ou até cozinhando: "Eu sou aquele tipo de pessoa que ama, que é alucinada, que tudo vira pizza. Daquelas que a primeira coisa que pensa que vai comer no final de semana? Pizza. Vou ver alguma coisa para jantar, o que é que vem na minha cabeça? Pizza. Se vai sair para um restaurante? Pizza. Se não tem, eu vou na cozinha e faço".

A pizza também gerou uma oportunidade para a empresária Simone Barros e o pizzaiolo Jeremias Barros. Há três meses, eles decidiram abrir uma pizzaria, e mesmo durante a pandemia do novo coronavírus, recebem em torno de 100 pedidos por noite, via delivery. Simone conta que apostou no gosto que as pessoas têm pelo alimento. "Para a gente foi fácil encarar", revelou.

O cardápio conta com 56 sabores, e a ideia é aumentar para 76. Entre os novos sabores estão Sensação, Ninho com Nutella, entre outros. "A pizza nos cativa a cada degustação. Essa paixão só aumenta", diz Jeremias.

Pizza de frigideira

Para quem ficou com vontade mas prefere economizar, é possível fazer uma pizza de frigideira super fácil. Você vai precisar de 170 gramas de iogurte natural integral, 1 1/2 xícara de farinha de trigo sem fermento e sal a agosto. Misture os ingredientes até ficar uma massa homogênea. Depois, unte uma frigideira com azeite e espalhe a massa. Asse até dourar, em ambos os lados. Para o recheio, use 100 gramas de molho de tomate, 100 gramas de mussarela e um pouco de manjericão e orégano.