Família

Dia dos Avós: idosa de 92 anos tem mais de 100 netos, bisnetos e até tataranetos

Família não poderá se reunir por causa da pandemia da covid-19

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 25/07/2020 às 9:58
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

Dizem que coração de mãe é enorme e sempre cabe mais um. Imagine agora o coração de alguém que é mãe, avó, bisavó e até tataravó. Esta é dona Maria Joana da Conceição, de 92 anos, que mora no Sítio Juá, na zona rural de Caruaru, no Agreste de Pernambuco.

Agora aposentada, trabalhou como agricultora por vários anos e chegou a ter 32 filhos, alguns dos quais já faleceram. Hoje, tem mais de 100 netos, bisnetos e tataranetos.

Há mais de 30 anos, dona Maria Joana perdeu o marido e há alguns anos também perdeu a visão. Mesmo com as dificuldades, é feliz pela vida, pela família e pela fé em Deus. "Dou graças a Deus que eu estou contando, contando felicidade para mim. Meus netos não me deixam faltar nada".

O Dia dos Avós é comemorado neste domingo (26), mas por causa da pandemia do novo coronavírus, não será possível comemorar com a família reunida, já que Maria Joana é do grupo de risco da covid-19.

Tecnologia

Alguns dos parentes vão até a casa da matriarca para registrar o amor de longe. Outros, enviam vídeos com o uso das tecnologias para não deixar a data especial passar em branco. A família é tão grande que há membros em outros estados brasileiros.

"Nós amamos ela e sempre estamos aqui para agradecer, primeiramente a Deus e a ela, que deu sempre a força. Sempre foi uma mulher guerreira", elogia o neto Renato Simeão.

Uma das filhas de dona Maria Joana, Márcia Ferreira, conta que às vezes "briga" com a mãe por ser tão amorosa: "Eu quero que essa vozinha viva 200 anos e eu quero ter saúde para cuidar da minha mãe, a mãe da gente é tudo. Ela gosta muito dos netos dela, ama demais".