Cultura popular

Ana das Carrancas deve receber título de Patrona da Arte Ceramista de Barro da Alepe

Ela é considerada uma das artesãs e ceramistas mais importantes do interior do Nordeste

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 01/09/2020 às 13:03
Centro Cultural Ana das Carrancas
FOTO: Centro Cultural Ana das Carrancas

A artesã Ana Leopoldina Santos, conhecida como "Ana das Carrancas" ou "Dama do Barro", deverá receber o título de Patrona da Arte Ceramista de Barro da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Ana das Carrancas é natural de Ouricuri, no Sertão, e é considerada uma das artesãs e ceramistas mais populares e importantes do interior do Nordeste. Ela nasceu em 1923 no então distrito de Santa Filomena (que pertencia a Ouricuri).

A artesã morou no Piauí e depois voltou para Petrolina, onde constituiu a família e desenvolveu sua arte. Ela morreu em 2008, aos 85 anos, devido a uma parada cardiovascular.

Título

A proposta do título foi apresentada pelo deputado estadual Antônio Coelho (DEM) e recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição, Legislativa e Justiça (CCLJ) da Casa. O parecer foi apresentado pela deputada Teresa Leitão (PT).

O trabalho da artesã envolve a luta pela preservação da cultura e do povo negro. "Ana conseguiu retratar esses elementos em sua arte, que representa Petrolina e região de maneira marcante, através da precisão, destreza, e inventividade da sua arte na cerâmica e no barro", destacou a deputada.