Tradição

Decoração de Natal: quando montar e qual o significado?

Elementos natalinos deixam ambientes mais aconchegantes

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 26/11/2020 às 14:55
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

Falta apenas um mês para o Natal e muitas famílias já começam a montar a decoração festiva em casa. Mas você sabia que existe um dia "certo" para fazer a ornamentação? De acordo com a tradição católica, o Advento marca a preparação para o nascimento de Jesus. Em 2020, o Advento inicia no dia 29 de novembro, ou seja, no próximo domingo.

"Para nós, existem quatro semanas litúrgicas chamadas advento, o tempo do advento. Aquele que há de vir, que há de chegar. Então é um tempo de preparação para o Natal. A partir do primeiro domingo do advento nas nossas igrejas, nós começamos a decoração natalina, para manifestar essa proximidade do nascimento do salvador. O advento inicia no primeiro domingo e termina nas vésperas do dia 25 de dezembro, no Natal", explica o padre Alexsandro Jorge.

Cada item da decoração tem um significado especial. O presépio representa o momento do nascimento do menino Jesus. Acredita-se que a tradição da árvore de Natal surgiu na Alemanha com Martinho Lutero. Já o pisca pisca representa as estrelas. A estrela colocada na árvore ou em outros locais simboliza que Cristo é a luz que guia a humanidade.

O autônomo Geniemerson Arruda valoriza o Natal e acredita que a festa é voltada para reunir a família e agradecer. A decoração natalina é montada anualmente e costuma chamar a atenção dos vizinhos no bairro das Rendeiras, em Caruaru.

"Muitas crianças quando passavam diziam que era a casa do Papai Noel. Eu sempre gostei do clima natalino, remete à família. A festa maior é porque o aniversariante é Jesus Cristo, que veio para nos salvar. É um tempo de acolhimento", destaca.

A data para a retirada da decoração natalina é 6 de janeiro, Dia de Reis.