Turismo

Confira curiosidades sobre o Relógio das Flores, famoso ponto turístico de Garanhuns

Local é um dos mais mais fotografados por turistas que passam pela cidade

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 28/07/2021 às 15:56
Divulgação/Prefeitura de Garanhuns
FOTO: Divulgação/Prefeitura de Garanhuns

O famoso Relógio das Flores, ponto turístico muito querido de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, completa 40 anos em 2021. O local é sempre muito procurado pelos turistas que passam pela cidade e é o cenário perfeito para diversas selfies.

Ele fica na Praça Tavares Correia, bairro Heliópolis, e tem quatro metros de diâmetro. Os números são feitos de flores e plantas. De acordo com o assistente de manutenção das praças, André Holanda, o relógio funciona de verdade.

"Aqui é um verdadeiro mecanismo. Nosso relógio é de quartzo, está energizado com a concessionária da Celpe, mas a gente também tem uma bateria, então quando falta energia ele continua funcionando", conta ele.

Ainda segundo André, o relógio já passou por várias adequações, mas mantém a originalidade. "Ele é um relógio de pulso, porém grande, com energia de 380 volts. Ele é trifásico, para evitar atrasos", explica.

Veja lista dos hotéis mais procurados em Garanhuns

Conheça os principais pontos turísticos de Garanhuns

André relembrou um caso inusitado que aconteceu durante o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) em 2019 envolvendo o ponto turístico. De acordo com ele, um dia, o relógio amanheceu sem os ponteiros e várias pessoas brincaram sobre o que teria acontecido.

"Nós fomos acionados de madrugada pela Guarda Municipal e ela nos avisou que os ponteiros estavam "empenados". Uns turistas teriam vindo, após um show, acho que já haviam bebido, passaram da área de proteção [do relógio] e escorregaram", finaliza.

Veja a reportagem completa: