Animais

Dia nacional do Vira-Lata; saiba o por que do nome

O termo é totalmente brasileiro

Bruna Padilha
Bruna Padilha
Publicado em 31/07/2021 às 11:42
Foto: Lunara Aires
FOTO: Foto: Lunara Aires

Neste dia 31 de julho é celebrado o Dia Nacional do Vira-Lata, o termo se deu por muitos desses animais, quando abandonados e sem cuidados, são vistos andando pelas ruas revirando latas de resíduos. Mas a ideia de que são “cães de rua” está cada vez menor. O termo é totalmente brasileiro.

Os vira-latas são animais muitos carinhosos, espertos, agitados e muito fiéis aos seus donos. Sem uma característica específica, o vira-lata pode variar de tamanho, cor e temperamento. Isso porque são animais SRD (Sem Raça Definida), como chamam os veterinários, pois eles são as misturas de mais de duas ou mais raças.

Mais resistentes a doenças?

Os cachorros SRD tem uma tendência de saúde melhor que os demais, mas a resistência a doenças não é adquirida por já morarem na rua, mas sim pela mistura de raças que esses cachorros têm. A resistência imunológica se dá pois no cruzamento das raças, muitas vezes por não ser assistida por veterinários, apenas os filhotes mais fortes sobrevivem.

Independente da resistência imunológica, é necessário sempre cuidar e levar em consideração a necessidade de cada cachorro e suas características. 

*Informações do petlove