Prevenção

Ação contra as arboviroses acontece em Serra Talhada

Equipes percorreram o bairro visitaram as residências e eliminando criadouros do Aedes Aegypt

Antonio Virginio Neto
Antonio Virginio Neto
Publicado em 28/01/2020 às 11:46
Foto: Igor Luigi
FOTO: Foto: Igor Luigi

Uma ação de intensificação da campanha de controle às arboviroses aconteceu na sexta-feira (24), no bairro da Cohab, em Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco. A mobilização foi realizada pela secretaria de saúde, através dos setores de Atenção Básica, Vigilância Ambiental, Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica.

As equipes percorreram o bairro visitando as residências, eliminando criadouros do Aedes Aegypti e orientando os moradores a respeito dos cuidados necessários. Além disso, a equipe da USF Cohab I orientou as pessoas com sintomas de arboviroses identificadas durante a ação. “É só a gente ter cuidado, não deixar vasilha com água, tampar caixa d’água. A Prefeitura está fazendo a parte dela e a gente tem que fazer a da gente”, comentou dona Maria Lúcia, moradora do bairro. Mesma opinião da moradora Maria Félix. “Eu “to” gostando demais dessa ação porque evita muita coisa, muitas doenças”, disse.

A Secretária de Saúde, Márcia Conrado, falou sobre a ação. “Iniciamos as ações de intensificação pela Cohab, com toda equipe da Unidade de Saúde, agentes de endemias, mobilizando toda a população do bairro, e vamos dá continuidade nos outros bairros de Serra Talhada, priorizando os locais de maior incidência de infestação predial, controlando a proliferação do mosquito e, consequentemente, as arboviroses”, explicou.

Campanha

As ações fazem parte da campanha “Mude de Atitude: Pensar no Futuro é Cuidar da Saúde Agora”, que foi lançada pela Secretaria Municipal de Saúde. “A Prefeitura está reforçando também as ações de limpeza pública, recolhimento de lixo e entulhos, e eliminando possíveis criadouros nesse período chuvoso”, concluiu Márcia.

A população pode entrar em contato com a Prefeitura através da Ouvidoria Municipal: (87) 9.9626-2505 (WhatsApp).