Atendimento

Núcleo de Apoio à Pessoa Idosa realiza atendimentos via telefone em Serra Talhada

Objetivo é prestar apoio social, psicológico e jurídico à pessoa idosa

Equipe NE10 Interior
Equipe NE10 Interior
Publicado em 31/03/2020 às 16:47
Divulgação/Prefeitura de Serra Talhada
FOTO: Divulgação/Prefeitura de Serra Talhada

Nesta segunda-feira (30), o Núcleo de Apoio e Monitoramento Psicosociojurídico à Pessoa Idosa do município de Serra Talhada (NAMPPI) se reuniu com a Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa para fortalecer as intervenções integrativas das políticas do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) e o Sistema Único de Saúde (SUS) e planejar novas estratégias de atuação.

O Núcleo foi criado pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Social e Cidadania e de Saúde com o objetivo de realizar monitoramento e prestar apoio social, psicológico e jurídico à pessoa idosa, no período de enfrentamento a pandemia do Coronavírus (COVID-19).

O NAMPPI conta com uma equipe multidisciplinar: Lúcia Melo (assistente social), Ivanilda Mourato (assistente social), Mailde Melo (psicóloga), Luana Kelly (psicóloga do Centro de Reabilitação Municipal) e Fernanda Carvalho (advogada). Para a coordenadora de Saúde da Pessoa Idosa, Ákila Monique Monteiro, essa junção possibilita que os idosos estejam assistidos de forma integral. "O Centro de Referência do Idoso (CRI) e a Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa percebem a importância de disponibilizar orientação psicossocial e jurídica e também orientação em relação a sua saúde para os idosos, que são o público mais vulnerável à pandemia e se encontram isolados", comenta.

Em tempos de quarentena, isolamento e distanciamento social, a tecnologia também está sendo uma importante aliada para que os serviços essenciais possam continuar. As ações são feitas por meio de atendimento individual via telefone, além disso, foi criado um grupo no WhatsApp para que os usuários possam interagir através de vídeos e áudios. Uma alternativa para preencher o tempo ocioso e ainda compartilhar informações importantes como o período de campanha nacional de vacinação contra gripe – Vírus Influenza e datas de liberação das parcelas do 13º salário.

"Diante da situação atual consideramos que a criação do Núcleo se fez necessária, para prestar orientação e apoio aos idosos, visto que, esse público já perpassa, muitas vezes, por várias violências e violações, e por último, essa medida de proteção contra o vírus através do isolamento social, intensifica ainda mais os conflitos familiares, deixando-os mais suscetíveis ao abuso financeiro e a violência psicológica. O acompanhamento do Núcleo permite o fortalecimento das relações entre usuários e as políticas públicas (assistência e saúde), e minimiza os conflitos intrafamiliares que venham a surgir nesse contexto", explica a assistente social Lucia Melo.

Criado em 2015, o Centro de Referência do Idoso (CRI) foi o primeiro a ser implantado em Pernambuco e o terceiro em todo país. Sua equipe oferta diariamente diversas atividades lúdicas e recreativas como educação de jovens e adultos específica para a pessoa idosa, (EJA-I), teatro, instrumental, música e dança, além de atividades esportivas.

Serviço

Endereço:

Centro de Referência do Idoso (CRI), localizado na Estação Ferroviária, S/N no bairro São Cristóvão

Horário de funcionamento: Das 8h às 12h, de segunda a sexta-feira

Telefones:

(87) 3831.3248
(87) 99911.9921