Saúde

Idosos e profissionais do Abrigo Ana Ribeiro testam negativo para covid-19

Moradores estavam apreensivos, por fazerem parte do grupo de risco

Conteúdo Patrocinado
Conteúdo Patrocinado
Publicado em 01/06/2020 às 12:08
Divulgação/Prefeitura de Serra Talhada
FOTO: Divulgação/Prefeitura de Serra Talhada

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania de Serra Talhada, em parceria com a Secretaria de Saúde, realizou testes rápidos da covid-19 nos idosos e funcionários da Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) da cidade, o Abrigo Ana Ribeiro.

Segundo a prefeitura, todos testaram negativo. Neste período de pandemia do novo coronavírus, os idosos estavam apreensivos, por fazerem parte do grupo de risco da doença.

Os exames foram realizados na própria instituição e também se estenderam às equipes de profissionais, que diariamente têm contato com os moradores. "Todos se mostraram muito solícitos, inclusive os idosos estavam ansiosos para fazer o teste, que é bem simples e apresenta resultado de 15 a 20 minutos", explicou a enfermeira Rita Frazão.

Atualmente, 25 idosos residem na ILPI. Eles são assistidos por uma equipe de sete cuidadoras, três técnicas em enfermagem, três cozinheiras, dois auxiliares de serviços gerais e uma coordenadora que permanece por período integral na instituição desde o início das ações contra a pandemia.

O abrigo também é acompanhado pela equipe do Projeto "Protagonismo e autonomia: caminhos para envelhecer com dignidade", desenvolvido através de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, Conselho Municipal do Idoso e Banco Santander. A equipe conta com um assistente social, uma enfermeira, uma fisioterapeuta, uma terapeuta ocupacional, um nutricionista e uma psicóloga.