COPA DO NORDESTE

Com caráter democrático, Copa do Nordeste começa nesta terça-feira

Giliard
Giliard
Publicado em 15/01/2019 às 14:30

Campeão da Série B com o Fortaleza, Rogério Ceni é uma grande atração do torneio
Foto: Fortaleza/Divulgação

Com início previsto para esta terça-feira com três jogos, a Copa do Nordeste tem a peculiaridade de misturar no mesmo bolo times das quatro divisões do Campeonato Brasileiro. Os 16 participantes do Nordestão estão espalhados pelas quatro divisões do Nacional, o que torna o Regional um torneio bem democrático.

Entre os participantes da edição 2019 da Copa do Nordeste, Bahia, Ceará, Fortaleza e CSA estão na Série A do Brasileiro. O Tricolor de Aço, que segue sob comando do técnico Enderson Moreira, e o Vozão, de Lisca, se seguraram na elite nacional. Já o Tricolor do Pici, de Rogério Ceni, e o CSA, comandado por Marcelo Cabo, conquistaram em 2018 o acesso para a Primeira Divisão.
Caminho contrário fez o Vitória, rebaixado junto com o Sport o Leão pernambucano não disputa o Nordestão por decisão do ex-presidente Arnaldo Barros. O CRB, treinado pelo pernambucano Roberto Fernandes, é outro participante do regional que está na Segunda Divisão.

Já na Série C, seis equipes: Náutico, Santa Cruz, Confiança, Botafogo-PB, ABC e Sampaio os maranhenses são os atuais campeões da Copa do Nordeste. E, fechando a divisão, Salgueiro, Sergipe, Moto Club e Altos estão na Série D do Campeonato Brasileiro.

GRANDES CLÁSSICOS

Outra marca registrada da edição 2019 da Copa do Nordeste será o grande número de clássicos, em função da mudança no formato. São dois grupos de oito times cada, com as equipes de uma chave enfrentando os da outra, em jogos apenas de ida e com os quatro primeiros de cada grupo avançando às quartas de final.

Desta forma, teremos grandes clássicos locais, como Santa Cruz x Náutico, Bahia x Vitória, Ceará x Fortaleza, CRB x CSA, Confiança x Sergipe e Moto Club x Sampaio Corrêa, este último o atual campeão. Também veremos embates regionais de muita rivalidade, como Santa Cruz x Bahia e Santa Cruz x Ceará, assim como Náutico x Vitória e Ceará x Vitória.

A bola começa a rolar nesta terça-feira. O Santa Cruz visita o Botafogo-PB no Almeidão, com transmissão da TV Jornal. O Náutico recebe o Fortaleza nos Aflitos. No Rei Pelé, o CSA pega o Vitória.

O Bahia estreia amanhã contra o CRB na Fonte Nova. No mesmo dia, o ABC recebe o Sergipe e tem também Moto Club x Altos. Na quinta, Ceará x Sampaio Corrêa e Confiança x Salgueiro.

Via JC Online

VEJA MAIS CONTEÚDO