história

De onde surgiu a rivalidade entre Brasil e Argentina? Entenda

As duas seleções vão se enfrentar na final da Copa América no próximo sábado (10).

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 07/07/2021 às 12:50
Lucas Figueiredo/Confederação Brasileira de Futebol
FOTO: Lucas Figueiredo/Confederação Brasileira de Futebol

Brasil e Argentina se enfrentam no próximo sábado (10) na final da Copa América 2021. A disputa entre as duas seleções é considerada um clássico nos campos, mas a famosa rivalidade tem origem antes mesmo dos dois países existirem e tem traços históricos.

A "briga" entre as duas nações começa antes meso da disputa nos campos de futebol, quando Espanha e Portugal se apossaram das terras da Argentina e Brasil e dividiram o território com o Tratado de Tordesilhas. Quando os dois países se tornaram independentes de seus colonizadores, a tensão aumentou com a Guerra da Cisplatina.

Nos campos, a disputa reflete o contexto histórico. Os títulos conquistados pelas duas seleções a partir da segunda metade dos anos 1950 colocaram em evidência as rivalidades. Também associada ao futebol está a questão de que havia uma disputa sobre quem seria o melhor jogador: Pelé, do Brasil, ou Maradona, da Argentina.

Final da Copa América 2021 - Brasil x Argentina

Seja qual for o cenário que desperta no coração dos brasileiros e argentinos o sentimento de rivalidade, as duas seleções prometem reviver a clássica disputa no próximo sábado (10). A partida tem início às 21h, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. 

Essa será a terceira vez em que as duas seleções se enfrentam na final do torneio. As outras duas vezes, em 2004 e 2007, o Brasil levou o título. A Argentina é a segunda maior vencedora da Copa América, com 14 vitórias do campeonato, ficando atrás apenas do Uruguai, que tem 15 vitórias mas não vence a competição desde 1993.

Onde assistir?

O confronto entre Brasil x Argentina a será transmitido na TV Jornal/SBT. Além disso, a Rádio Jornal também transmite a partida com a equipe do Escrete de Ouro. Basta sintonizar ou acessar o canal da rádio no YouTube clicando aqui.

VEJA MAIS CONTEÚDO