AÇÃO

50 crianças da comunidade quilombola são beneficiadas em Garanhuns

Ezandra Ribeiro
Ezandra Ribeiro
Publicado em 18/06/2010 às 8:01

A Comunidade Quilombola do Castainho, em Garanhuns, Agreste de Pernambuco, foi beneficiada com o projeto “Quem Conta mais um Conto – Valorização da Identidade Negra e Quilombola”.

A ação beneficia crianças e adolescentes de 7 a 14 anos de idade, oriundas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). O objetivo é que a comunidade conheça sua história e sua importância para o Brasil e para o município.

As atividades acontecem na biblioteca da própria comunidade, de segunda a quinta-feira, nos horários de 8h às 11h e das 14h às 17h. O trabalho é desenvolvido junto a 50 crianças e adolescentes, sendo composto por quatro módulos: produção de texto, leitura de histórias, teatro/dança e música, e pesquisa orientada. Os módulos são ministrados por cinco instrutores.

“Nós observamos que a aceitação desse projeto na vida da Comunidade tem sido muito positiva, uma vez que tanto as crianças como as famílias estão engajadas nessa oportunidade de descobrir suas origens”, afirma a coordenadora do CRAS Quilombo, Thaysa Vilanova.

No próximo semestre, Estivas, outra comunidade quilombola da cidade, também deve ser contemplada pelo projeto.