CULTURA E ARTE

Projeto oferece oficina de xilogravura em Bonito

Do NE10
Do NE10
Publicado em 15/06/2011 às 14:11

O Instituto Cultural Raul Córdula realiza de sexta-feira (17) a 24 de junho uma oficina gratuita de xilogravura no Centro de Apoio à Cidadania (CAC), na cidade de Bonito, Agreste pernambucano.

Serão disponibilizadas 15 vagas destinadas a iniciantes e também a artistas que queiram se atualizar na técnica desta categoria de gravura típica do Nordeste. Os participantes receberão todo material necessário. A oficina, com carga horária de 40 horas, será ministrada pelo mestre-xilogravador paraibano José Altino.

Na oficina, o aluno entrará em contato com as técnicas de corte e as técnicas de impressão, incluindo o registro de cor. Os alunos terão também aulas sobre teoria e história da gravura; apresentação de imagens e comentários sobre a gravura como um todo. Essa etapa será ministrada por Raul Córdula.

A iniciativa conta com o patrocínio do BNDES e do Banco do Nordeste, através do programa BNB de Cultura, além do apoio da Secretaria de Cultura da Prefeitura.

ARTISTA
O xilogravurista José Altino trabalha com essa arte há mais de 40 anos em João Pessoa. É um artista que vive de seu ofício e também de suas aulas e oficinas realizadas tanto no Nordeste como no Sul do Brasil. Ele foi professor do SESC da Tijuca, no Rio de Janeiro, onde viveu e ensinou por anos. De sua oficina saíram gravadores de renome que hoje estão inseridos no mercado de arte brasileiro.