MATERNIDADE

Programa Minha Certidão é ampliado em Pernambuco

Do NE10
Do NE10
Publicado em 09/09/2011 às 10:00

A Secretaria da Criança e da Juventude de Pernambuco acaba de fazer um levantamento nas maternidades em todo o Estado para a implantação de novas Unidades Interligadas ampliando o programa “Minha Certidão”, que faz com que o recém-nascido já saia da unidade com o registro civil. A previsão é de que 75 unidades interligadas e 79 cartórios sejam criados até dezembro de 2011. Os demais serão implantados até fevereiro de 2012.

O levantamento verificou a situação das 217 maternidades públicas e privadas conveniadas com o SUS e 213 cartórios com o objetivo de orientar quanto à adequação da infraestrutura, como também, a capacitação dos futuros usuários do Sistema Estadual de Registro Civil.

De acordo com os dados da Secretaria da Criança e Juventude, existe um número elevado de maternidades em reforma se adequando aos serviços decorrentes da descentralização da saúde pública. Outras unidades de saúde também precisam ser reformadas em virtude das enchentes de 2010.

Pernambuco é modelo nacional na implantação do Programa "Minha Certidão". Hoje existem oito maternidades e 21 cartórios funcionando interligados.