CAMPANHA

Petrolina se prepara para realizar a 5ª Campanha de Doação de Órgãos

Do NE10
Do NE10
Publicado em 20/11/2012 às 16:00


Até a próxima sexta-feira (23), uma programação em Petrolina,no Sertão de Pernambuco, que inclui panfletagens e palestras - deve marcar a 5ª Campanha de Doação de Órgãos, ação promovida pelo IMIP (Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira). A iniciativa se propõe a sensibilizar a população sobre a importância da doação de órgãos como ato de salvar vidas.

Segundo a coordenadora da Organização de Procura de Órgãos de Petrolina (OPO), que funciona dentro do Hospital Dom Malan/Imip, Joice Requião, é importante que as pessoas se manifestem em vida que desejam ser doadoras. “ Para ser um doador a pessoa precisa avisar aos familiares, em vida, que tem esse desejo. É a família que autoriza ou não a doação. Então, é necessário que eles saibam dessa vontade que o individuo teve em vida”, pontua. “ Atualmente, Pernambuco tem quase três mil pacientes na fila de espera para receber um órgão”, complementa ainda.

Este ano, a Organização conseguiu dez doações, sendo duas somente agora, no mês de novembro. A meta é conseguir, mensalmente, pelo menos uma doação e seis notificações de potenciais doadores. “Ao todo, durante o ano de 2012, já conseguimos 10 doações. Só em novembro foram duas doações. Inclusive a centésima doação do estado, que foi um coração, foi originado daqui de Petrolina” , enfatiza Joice.