Meio Ambiente

Ibama apreende carga ilegal de caranguejos em Goiana

Do NE10
Do NE10
Publicado em 21/03/2014 às 17:56

O Ibama, em operação conjunta com a Polícia Rodoviária Federal, apreendeu mais de 200 quilos de caranguejos vivos, no município de Goiana, Zona da Mata Norte de Pernambuco, durante operação iniciada nessa quinta (20) e concluída nesta sexta-feira (21). A ação tem o objetivo de combater a pesca predatória, transporte e comércio ilegal do caranguejo da espécie uçá, que está em período de reprodução e na época proibida para a captura.

A PRF montou barreiras ao norte da BR-101, principal via de acesso ao município, e 81 veículos foram vistoriados. Três deles transportavam caranguejos, mas apenas uma Kombi que levava 2.260 uçás e 800 guaiamuns sem guia de transporte e declaração de estoque foi apreendida.

A mercadoria foi levada pelos agentes do Ibama, e os crustáceos devolvidos ao habitat natural, um mague localizado próximo à cidade de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife.

O motorista que transportava a carga foi autuado em flagrante pela polícia e, se condenado por crime ambiental, pode pegar até três anos de prisão, além de ter que pagar uma multa no valor de R$ 11.120. O veículo também foi apreendido e levado ao setor patrimonial do Ibama.