Mata Sul

Vice-prefeito toma posse em Catende após renúncia de prefeito preso

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 24/10/2016 às 14:32

Josibias Cavalcanti, 88 anos, vai tomar posse em Catende nesta segunda
Foto: divulgação
O vice-prefeito de Catende, na Mata Sul de Pernambuco, Josibias Cavalcanti (PSD), vai tomar posse oficialmente no município nesta segunda-feira (24), após a renúncia do prefeito Otacílio Alves Cordeiro (PSB), preso por corrupção.

Cavalcanti já estava a frente de Catende desde o afastamento de Otacílio, de forma interina. A cerimônia de posse está marcada para 20h, na Câmara de Vereadores da cidade.

Josibias Cavalcanti também foi eleito para assumir a prefeitura em 2017. Aos 88 anos, ele já foi eleito prefeito outras duas vezes e foi duas vezes vereador de Catende.

Operação Tsunami

O ex-prefeito Otacílio Alves Cordeiro (PSB) foi preso no dia 2 de junho deste ano dentro da Operação Tsunami, da Polícia Civil. Ele é acusado de liderar uma organização criminosa suspeita de emprego irregular de verbas públicas, corrupção, falsificação de documentos e lavagem de dinheiro. Na mesma operação, foram presas outras dez pessoas, entre elas seu filho Ronaldo Cordeiro, secretário de Finanças, e a nora, Andreza Paes, além de assessores. 

Atualmente o político cumpre prisão domiciliar. No fim da semana passada, Otacílio Alves escreveu uma carta-renúncia abdicando do cargo. No texto, ele diz que foi uma "decisão sofrida" renunciar ao posto e tem "caráter irrevogável". O documento foi registrado em cartório.