Até instalação do BIE

Políticos pedem permanência da Operação Rone em Caruaru

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 09/05/2017 às 8:47

Operação Rondas Ostensivas de Natureza Extraordinária (Rone) está prevista para terminar no dia 15 de maio
Foto: divulgação/Polícia Militar

A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), e os deputados estaduais Tony Gel (PMDB) e Laura Gomes (PSB) solicitaram ao Governo de Pernambuco que mantenha a Operação Rondas Ostensivas de Natureza Extraordinária (Rone) na cidade até que o Batalhão Integrado Especializado (BIE) seja instalado em Caruaru. A previsão é de que o batalhão comece a funcionar em outubro deste ano.

Deputada Laura Gomes fez requerimento ao governo
Foto: divulgação/Roberto Soares

Raquel Lyra enviou ofício na semana passada solicitando uma audiência com o governador Paulo Câmara para pedir que a Rone seja permanente em Caruaru. O documento diz que a recém-implantada operação precisa ser permanente até a instalação do novo batalhão. "Os bons resultados dos cinco primeiros dias de atuação da operação comprovam que a presença articulada da PM inibe a criminalidade e ajuda os caruaruenses a se sentirem mais seguros", disse a prefeita.

Laura Gomes também destacou os resultados da operação, com recuo na taxa de homicídios e acidentes de trânsito. Ela subscreveu um requerimento ao Governo sobre a continuidade da operação nessa segunda (8). "Quando se trata do interesse dos caruaruenses, na preocupante questão da segurança pública, entendo que o correto é a unidade com o foco no mesmo objetivo", afirmou a deputada.

Na semana passada, Raquel Lyra lançou o Comitê Juntos Pela Segurança
Foto: divulgação/Arnaldo Félix

O deputado estadual Tony Gel também fez a solicitação ao governador, ao secretário de Defesa Social, Ângelo Gioia, e ao comandante geral da PM, coronel Vanildo Maranhão, a continuação da operação até a implantação do BIE. "Se não for possível continuar com a operação até lá, que seja, pelo menos, até o final dos festejos juninos", escreveu, em uma rede social.

Operação Rone

A Operação Rone foi deflagrada no dia 1º de maio em Caruaru pelo 4º Batalhão da Polícia Militar, com o objetivo de intensificar o combate à criminalidade nas áreas mais violentas da cidade. A operação tem como foco o combate ao tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo, prisão de homicidas, entre outros. A previsão é de que a Rone encerre no dia 15 de maio.