Imunização

Vacinação contra febre aftosa segue até sexta-feira em Caruaru

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 05/12/2017 às 11:49

Gado entre zero e dois anos deve ser vacinado contra febre aftosa
Foto: divulgação/Adagro

A campanha de vacinação contra a febre aftosa de bovinos e bubalinos continua até a próxima sexta-feira (8) em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Os pecuaristas da cidade que ainda não vacinaram o gado podem adquirir a vacina de forma gratuita na sede da Secretaria de Sustentabilidade e Desenvolvimento Rural (Suder), no bloco C da Prefeitura de Caruaru.

Para adquirir a imunização, o produtor precisa estar cadastrado na Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária (Adagro) e os animais precisam ter entre zero e dois anos. O pecuarista precisa levar um isopor com gelo para transportar a vacina. O horário de atendimento é das 7h às 13h.

De acordo com a Prefeitura de Caruaru, foram compradas 3 mil doses da vacina, mas até agora apenas 679 animais foram vacinados. A perspectiva é imunizar mil animais até o fim da campanha local.

A secretaria também está realizando uma campanha de vacinação in loco com os produtores rurais cadastrados e está disponibilizando, por distrito, a ida de uma equipe às propriedades para a realização do procedimento nos rebanhos.

Ao longo desta semana, a ação está sendo realizada no Terceiro Distrito Rural, e irá passar pelos sítios Serra Velha, Serra Verde, Saquim, Guaribas, Riacho do Veado, Gonçalves Ferreira. Os Primeiro e o Segundo distritos já foram contemplados.

Em Pernambuco, cerca de 520 mil animais receberam a dose. As pessoas que não vacinarem o gado ficam impedidas de retirar a guia de trânsito animai (GTA) e de participar das linhas de crédito do governo, além de correr o risco de ter a propriedade interditada.