Reunião

Caruaru sediará primeira reunião do Fórum dos Dirigentes de Cultura do estado

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 28/02/2018 às 10:00

Mais de 50 gestores municipais da área estarão presentes no evento.
Foto: divulgação/Prefeitura de Caruaru

Caruaru, no Agreste de Pernambuco, vai sediar, no dia 6 de março, a primeira reunião de ativação do Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura de Pernambuco. De acordo com a assessoria da Fundação de Cultura, o objetivo é de fortalecer as instâncias de participação, articulação, pactuação e deliberação das políticas estaduais de cultura, o Fórum vai reunir mais de 50 gestores municipais de cultura do estado, além de contar com as presenças da prefeita Raquel Lyra; da coordenadora do Sistema Nacional de Cultura do Ministério da Cultura (MinC), Teresa Cristina Azevedo; e da secretária executiva de Cultura do estado, Silvana Meireles.

Programação

Ainda segundo a Fundação, a reunião será realizada no Armazém da Criatividade, das 9h30 às 17h30. A partir das 8h30, será feito o credenciamento dos participantes. A programação se inicia com as boas-vindas da prefeita Raquel Lyra e segue, às 10h, com a palestra Papel dos municípios no Sistema Nacional de Cultura, ministrada pela representante do MinC, Tereza Cristina. Às 11h, a secretária executiva de Cultura do estado, Silvana Meireles, dialoga com os participantes sobre Histórico e papel dos fóruns de dirigentes de Cultura. Às 13h30, serão realizados debates dos grupos de trabalho e, às 15h30, será realizada a plenária geral para deliberação e aprovação da Carta de Caruaru.

Nos grupos de trabalho, os assuntos discutidos estarão divididos em três pilares: estado, financiamento e gestão. Dentre os temas abordados, estão regionalização dos editais do Funcultura, instalação de um escritório avançado compartilhado entre Fundarpe e Empetur no sertão pernambucano, implantação dos Fundos Municipais de Cultura, alinhamento entre políticas públicas de Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico.