Serviço

Canal de comunicação sobre direitos reprodutivos é apresentado a profissionais de saúde em Caruaru

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 24/04/2018 às 8:05

Com atendimento gratuito, para esclarecimento sobre direitos reprodutivos e sexuais para mulheres e jovens, a Linha Direta Vera é um canal de comunicação (telefone e mensagens por whatsapp), com orientações seguras que funciona diariamente.
Foto: divulgação

Com atendimento gratuito, para esclarecimento sobre direitos reprodutivos e sexuais para mulheres e jovens, a Linha Direta Vera é um canal de comunicação (telefone e mensagens por whatsapp), com orientações seguras que funciona diariamente. Caruaru, no Agreste de Pernambuco, recebe nesta terça-feira (24), a atividade que reforça a interiorização desse serviço pela ONG Grupo Curumim.

De acordo com a assessoria, a organização realiza atividade de formação com profissionais de saúde pública do município e da região, e irá reforçar o uso da Linha Direta, que já atende mulheres da cidade. O evento acontecerá a partir das 14h, no Hospital Jesus de Nazareno, no bairro Maurício de Nassau.

O canal

A Linha Direta Vera é um desdobramento da campanha criada, em 2016, pela ONG com foco no enfretamento à epidemia do vírus Zika que ainda atinge as mulheres. Nela, informações e dúvidas sobre direitos reprodutivos e sexuais podem ser tiradas de segundas às sextas-feiras, das 14h às 17h, através do número (81) 9.85807506. O atendimento é gratuito.

O canal de comunicação já está no ar há um ano e, nesta etapa, os atendimentos têm sido reforçados em cidades do interior de Pernambuco, como Caruaru. A gente tira dúvidas sobre como a infecção do vírus Zika atua na saúde reprodutiva das mulheres. Mas também aproveita para preencher um vazio em relação às informações seguras sobre saúde reprodutiva das mulheres, explica Paula Viana, do Grupo Curumim. Nos próximos dias a ação também será reforçada em Palmares e na região da Reserva Indígena Pankararu (Tacaratu, Petrolândia e Jatobá).

A formação com profissionais de saúde e representantes da sociedade civil pretende promover o debate a partir das dúvidas mais frequentes que o Grupo Curumim recebeu neste primeiro ano de experiência com a Linha Direta. Ela possibilitará o diálogo com esse público e criação de referências locais sobre o tema. As atividades em Caruaru integram a ação Em tempos de Zika, proteção e cuidado começam por informar a mulher sobre seus direitos reprodutivos, uma ação do Grupo Curumim, apoiada pelo CLACAI Consórcio Latino Americano que trabalha com saúde reprodutiva.