Iniciativa

Projeto de leitura é levado para comunidade quilombola do Agreste

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 26/07/2018 às 15:51

Programação é gratuita e faz parte da agenda montada pela Unidade para o Festival de Inverno
Foto: Divulgação

Desde a quarta-feira (25) que uma intervenção voltada para a leitura está sendo realizada em comunidade quilombola de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. As crianças da comunidade Castaínho serão visitadas pelas equipes do projeto BiblioSesc e terão a oportunidade de participar da programação gratuitamente.

De acordo com a assessoria, a Programação é gratuita e faz parte da agenda montada pela Unidade para o Festival de Inverno. Nesta sexta-feira (27), a programação começa a partir das 10h. Rodas de leitura serão conduzidas por Luciana Almeida e Israel Melo de Santana.

Ainda segundo a assessoria, uma das obras que será apresentada é o livro Histórias da Avó, de Burleigh Muten, que é distribuído em oito contos: A parteira e o djim1 (senegalês), A anciã que não tinha medo (japonês), O cesto da avó (russo); A mulher na lua, conto havaiano; A bela anciã de Córdoba (mexicano), Vá perguntar à mulher sábia (irlandês), A velha mãe Holle (alemão) e A anciã que tinha razão (sueco). As histórias têm como protagonista a anciã e retrata suas qualidades como a sabedoria, a perspicácia e a sagacidade.

O projeto 

Com um acervo de 3.000 livros, destina-se a levar leitura e conhecimento à população, através de duas bibliotecas volantes, que carregam clássicos da literatura, aventuras, ficções e histórias reais que chegam às mãos de leitores de todas as idades, fazendo parte da maior rede de bibliotecas móveis do Brasil.

A assessoria reforçou que o objetivo do projeto é fomentar o acesso democrático à informação e ampliar o acesso ao livro, formar leitores e promover uma melhor qualidade de vida por intermédio do acesso à informação, encurtar a distância entre o livro e o leitor e estimular o pensamento crítico, a criatividade e o prazer pela leitura.