Abastecimento

Vídeo: tubulação estoura durante testes da Adutora do Agreste em Belo Jardim

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 19/12/2018 às 11:03

Técnicos da Compesa realizam reparos em tubulação que estourou
Foto: Carolina Pinto/TV Jornal Interior

Uma tubulação que faz parte da Adutora do Agreste estourou nessa terça-feira (18) durante os testes que estão sendo realizados no trecho da cidade de Belo Jardim no bairro Viana e Moura, às margens da BR-232. Um vídeo divulgado através das redes sociais mostra o momento em que a água jorrava do cano. Testemunhas disseram que a água chegou a 2 metros de altura do solo.

A água que verteu da tubulação invadiu oito residências localizadas próximas à rodovia. De acordo com a Compesa, carros pipas já foram providenciados para realizar a limpeza das casas atingidas com a água. Os prejuízos também estão sendo levantados pela companhia.

O diretor do Interior da Compesa, Marconi Azevedo, afirmou que o problema é considerado normal. "A adutora nunca recebeu água antes, então quando começa a fase de testes, normalmente estoura em alguns pontos. É muito volume de água dentro da tubulação, o visual realmente impressiona", relatou, em entrevista à Rádio Jornal Caruaru.

Funcionários fazem manutenção em descarga
Foto: Carolina Pinto/TV Jornal Interior

A previsão é de que os serviços de reparos sejam finalizados em 48 horas. A água captada no Canal do Eixo Leste da Transposição, no distrito de Rio da Barra, em Sertânia, no Sertão, é transportada ao longo de 160 quilômetros pela Adutora do Moxotó integrada a Adutora do Agreste para chegar a Belo Jardim.

Sobre o andamento da obra da Adutora, o representante da Compesa lamentou que o Governo Federal não tenha repassado os recursos como deveria. Segundo o diretor, foi necessário utilizar a criatividade. "O Nordeste foi um pouco esquecido pelo governo federal. Não houve os repasses que deveria, então a gente teve que readequar as obras de acordo com o dinheiro que vinha", revelou.

Marconi Azevedo garantiu que até a próxima semana, as cidades de Arcoverde, Belo Jardim, Pesqueira, Tacaimbó e outras da região já estejam recebendo a água da Adutora do Agreste, que vem da Transposição do Rio São Francisco.

Veja o vídeo:

Ouça a íntegra da entrevista com Marconi Azevedo na Rádio Jornal Caruaru: