Perfis falsos

Procon Caruaru alerta para golpe que oferece empréstimo nas redes sociais

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 10/01/2019 às 8:18

Golpe oferece empréstimo e não cumpre
Foto: divulgação

O Procon Caruaru, no Agreste de Pernambuco, alerta para uma nova modalidade de golpe aplicado através das redes sociais. De acordo com o diretor, Nyverson Moura, os autores do golpe criam perfis falsos no Facebook e outras mídias sociais oferecendo empréstimos com juros baixos e outras facilidades.

A partir daí, os clientes - vítimas - informam dados pessoais e até chegam a fazer depósitos nas contas dos criminosos como forma de garantia. Depois que não recebe o dinheiro, o consumidor percebe que caiu em um golpe.

"O que chega de gente lá no Procon que contrata empréstimo através do Facebook não é brincadeira", lamenta o diretor do Procon Caruaru. Segundo Nyverson Moura, é necessário que os consumidores tenham atenção para evitar virarem vítimas.

Entre as dicas de segurança estão: não fazer pagamento antecipado; navegar pelo site que oferece o empréstimo; procurar o certificado de segurança do site; confirmar se a empresa está autorizada a contratar o empréstimo e apurar a fundo sobre a empresa. Para quem já caiu no golpe, a medida é procurar a Polícia Civil.