Tratamento

Icia faz abaixo-assinado para conseguir credenciamento do SUS

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 16/01/2019 às 11:27

Icia precisa de credenciamento para continuar atendimentos
Foto: reprodução/TV Jornal

O Instituto do Câncer Infantil do Agreste (Icia) está com um abaixo-assinado para tentar conseguir o credenciamento do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o Icia, o aumento da demanda de atendimentos e o custo elevado dos tratamentos fazem com que o instituto precise do SUS para continuar os atendimentos.

Segundo o Icia, a Constituição Federal prevê no artigo 199 § 1º que as instituições privadas poderão participar de forma complementar do SUS. A Lei do SUS estabelece que é possível se socorrer da iniciativa privada para completar o aparato estatal quando as disponibilidades forem insuficientes para garantir a cobertura assistencial à população de uma determinada área.

De acordo com o oncologista Luiz Henrique, é de extrema importância oficializar o Icia junto à rede de atenção oncológica do Estado. Segundo ele, durante os 15 anos de existência, o Icia presta serviços ao interior de Pernambuco e de estados vizinhos. Porém, vários tratamentos são caros e alguns chegam a custar R$ 10 mil por sessão.

O Icia já solicitou apoio à Câmara de Vereadores, OAB e secretaria de Saúde do município. Depois que as assinaturas forem feitas, o Icia pretende levar o abaixo-assinado para o secretário estadual de Saúde, André Longo, para viabilizar o credenciamento.

Clique para assinar o abaixo-assinado