Festa

São João de Petrolina terá esquema de segurança com mais de 200 policiais

O evento começa nesta sexta-feira (14)

Antonio Virginio Neto
Antonio Virginio Neto
Publicado em 14/06/2019 às 9:56
Foto: Jonas Santos
FOTO: Foto: Jonas Santos

O São João de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, terá um forte esquema de segurança montado. Durante os nove dias de festa, mais de 300 seguranças privados, 200 policiais militares e 20 policiais civis realizarão a proteção de cerca de 70 mil forrozeiros por dia, de acordo com a organização. O São João de Petrolina começa nesta sexta-feira (14), no Pátio de Eventos Ana das Carrancas.

Segundo o Tenente-coronel do 2º Batalhão Integrado Especializado (BIESP) André Luiz, o esquema de segurança não afetará o policiamento das ruas da cidade. "O 2º Biesp e 5º batalhão envolve, em média, 200 policiais militares por noite, isso sem mexer em nada no nosso policiamento ordinário, aquele que a gente lança nas ruas todos os dias", comenta. A segurança pós evento também será garantida em locais como restaurantes e nos principais pontos de Petrolina.

Outros serviços

Serviços nas áreas de transporte, infraestrutura, limpeza, saúde e social também compõe a programação da festa, que acontece entre os dias 14 e 23 de junho.

Trânsito - Cerca de 40 agentes, 11 carros e motos e 2 caminhões foram mobilizados para garantir o fluxo do trânsito nos caminhos de acesso ao Pátio Ana Carrancas. Também haverá uma ampla área de estacionamento no entorno do pátio com apoio de fiscais de ordenamento e trânsito.

Transporte - Além de possuir 250 táxis disponíveis, 150 mototáxis e mais de 1.000 veículos de transporte por aplicativo, outra opção de transporte será o Expresso do Forró. A locomotiva vai se deslocar sem paradas de um centro de compras na cidade até o pátio, das 19h às 4h, todos os dias.

Limpeza e iluminação - Um esquema especial de serviços de manutenção será realizado todos os dias no pátio e entorno. 60 servidores trabalharão na limpeza e iluminação no período junino. O trabalho contará com apoio ainda de carros-pipa, caminhões e guindastes.

Social -  O São João será também a oportunidade para incentivar a solidariedade com a Campanha do Agasalho com pontos de doação de roupas no Pátio Ana das Carrancas, Shopping, Facape e sede da Prefeitura. Durante o evento também será estimulada a inclusão com um Lounge da Acessibilidade exclusivo para pessoas com deficiência. A prefeitura ainda montará um estande para acolher os filhos de ambulantes que trabalharão no Pátio Ana das Carrancas.

Saúde -  Uma equipe do SAMU, ambulâncias e oito profissionais da Vigilância Sanitária estarão todos os dias no pátio para atendimento médico e fiscalização da segurança alimentar.