São João de Caruaru

Público do São João de Caruaru ultrapassou 3 milhões em 2019

Polos de animação na cidade e na zona rural receberam diversas atrações culturais

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 05/07/2019 às 12:06
Ana Maria Miranda/NE10 Interior
FOTO: Ana Maria Miranda/NE10 Interior

O São João de Caruaru, agreste pernambucano, teve mais de trinta dias de festa e recebeu um grande público que veio aproveitar a programação multicultural dos diversos polos de animação. De acordo com o Centro de Monitoramento e Gestão de Eventos (CIMGE) municipal, cerca de 3,2 milhões de pessoas passaram pela cidade.

Os festejos começaram no dia 18 de maio com o São João na Roça em Itaúna. Em junho a programação trouxe atrações para os 24 polos de animação espalhados pela cidade e na zona rural. Foram 815 apresentações e mais de 500 artistas foram contratados. Festas na zona rural, ações para o público infantil, rodas de conversas sobre forró, exibição de documentários, comidas gigantes, festival de quadrilhas juninas e shows animaram caruaruenses e turistas durante o mês de festa.

Artistas de projeção nacional passaram pelo palco do Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, como Alceu Valença, Marília Mendonça, Zé Neto e Cristiano, Azulão, Alok, Fagner, Bell Marques e Elba Ramalho. Cerca de 100 mil pessoas estiveram nesse polo nas principais datas da festa.

No Polo Azulão, artistas como Almério, Mariana Aydar e Siba e a Fuloresta se apresentaram e a programação incluiu pela primeira vez uma noite voltada para o brega, com shows da Banda Kitara e Faringes da Paixão.

O São João na Roça, um projeto itinerante iniciado em 2017 que leva shows e atividades juninas para a zona rural, atendeu a mais comunidades este ano. Ao todo doze vilas e povoados receberam atrações culturais.

As “Comidas Gigantes” também tiveram destaque. Pratos típicos do São João, como bolo de milho, cuscuz, tapioca, bolo barra-branca e canjica foram distribuídos para pessoas de diversos bairros da cidade.

São João 2020

Para o ano que vem, algumas atrações já foram confirmadas, como Marília Mendonça, Alok, Zé Neto e Cristiano, Elba Ramalho e Xand Avião. A identidade do São João continuará a ser assinada pelo artista J.Borges.