Serviços

Prefeitura de Garanhuns divulga plano de ação para o FIG 2019

Prefeitura dá apoio à Fundarpe, principal realizadora do evento

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 16/07/2019 às 9:49
Divulgação/Prefeitura de Garanhuns
FOTO: Divulgação/Prefeitura de Garanhuns

A Prefeitura de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, divulgou nessa segunda-feira (15) o plano de ações que será adotado pela gestão municipal durante o 29º Festival de Inverno (FIG), que começa na quinta-feira (18) e segue até o dia 27 de julho. A prefeitura dá apoio à Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), principal realizadora do evento.

Entre as ações estão serviços de assistência social e Direitos Humanos, atuação do Conselho Tutelar, atendimentos de saúde, entre outros. Também há atuação para a prevenção da violência contra a mulher, programação educativa, organização da grade municipal, segurança e trânsito, entre outros.

Confira:

Assistência Social e Direitos Humanos - A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), através do Serviço Especializado em Abordagem Social, elaborou um plano para promover o enfrentamento e prevenir a violação dos direitos das crianças e adolescentes durante o festival. Antes do evento, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) realiza ações preventivas em hotéis, motéis, pousadas, bares, restaurantes e supermercados do município.

A ação também inclui abordagens a motoristas e passageiros de transporte alternativo que circulam pela cidade, com distribuição de material informativo sobre a proteção de crianças, adolescentes e idosos. As equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) também irão fazer abordagens nos pontos turísticos da cidade e polos artísticos do FIG.

Durante a noite, 20 servidores irão atuar em conjunto com o Conselho Tutelar nos acessos da Praça Mestre Dominguinhos, principal polo do evento, para cumprir a medida de não permanência de crianças de 0 a 12 anos incompletos desacompanhados de responsável legal. Os profissionais também irão conscientizar comerciantes de alimentos e bebidas para coibir a venda de bebidas alcóolicas para menores de 18 anos.

Centro de Acolhimento - Crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, filhos de comerciantes e outros profissionais atuando durante a festa, serão levados para o Centro de Acolhimento noturno. Localizado no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, o espaço abre às 20h e segue até o fim dos shows. O centro terá educadores sociais, lanches, colchões, cobertores e materiais sócio-pedagógicos.

Saúde - A Secretaria Municipal de Saúde montou um esquema para os atendimentos de urgência e emergência nos principais polos do festival, que também vão contar com pontos de apoio da pasta, além de equipe de servidores de prontidão. Na Praça Mestre Dominguinhos, haverá equipes para atendimentos de urgência durante todos os dias de programação no local, das 20h até o fim dos shows. Uma equipe de prontidão estará disponível em uma estrutura fixa, além de uma ambulância para remoção de pacientes em casos mais graves.

Os profissionais também irão prestar assistência ao Camarote de Acessibilidade e no Parque Euclides Dourado. Também serão realizadas ações com foco na educação em saúde, em parceria com o Núcleo de Promoção à Saúde (NPS) e profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB).

O Parque Ruber Van Der Linden, popularmente conhecido como Pau Pombo, onde acontecem as apresentações instrumentais no FIG, vai dispor de uma equipe técnica. Ainda no centro, no Palco de Cultura Popular Ariano Suassuna (Espaço Colunata), estará disponível uma unidade móvel, com técnico de enfermagem.

A Vigilância Sanitária será responsável pelos serviços de fiscalização na Praça Mestre Dominguinhos durante todos os dias do evento, bem em outros polos que possuem barracas de alimentos; além de pontos fixos como bares, restaurantes, hotéis e motéis.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também irá atender as demandas do evento, com uma equipe e três ambulâncias, incluindo uma Unidade de Suporte Básico (USB) na Praça Mestre Dominguinhos, durante todos os dias de programação. A base do Samu Garanhuns também vai atender os chamados feitos pelo número 192, por meio da Unidade de Suporte Avançado (USA), com médico, enfermeiro e condutor-socorrista.

A ação "Fique Sabendo", de incentivo à testagem contra HIV, sífilis e hepatite C, será realizada no Espaço Cultural Luís Jardim, no centro da cidade, com o ônibus da "Prevenção para Todos" da Secretaria Estadual de Saúde, que tem capacidade para receber até 100 pessoas.

Serviços Públicos - A limpeza da Praça Cultural Mestre Dominguinhos acontece uma hora antes do início dos shows na sexta-feira (19), e nos dias seguintes após o fim das apresentações, a partir das 5h. A limpeza também será feita nos outros polos de animação e pontos turísticos da cidade. Ao todo, mais de 70 profissionais estarão à disposição para realizar os trabalhos.

Segurança, Trânsito e Transportes - Durante o FIG, a Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT), por meio da Guarda Municipal, executa interdições de trânsito nas principais avenidas e ruas da cidade – incluindo os acessos aos principais polos de animação. As medidas visam o melhor fluxo de veículos e passagem dos pedestres. A autarquia atua em parceria com os órgãos oficiais de segurança, incluindo as polícias Civil e Militar.