Procedimento

Menino que nasceu sem ânus passa por cirurgia no Recife

Criança de um ano passou por procedimento para reconstrução do trânsito intestinal

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 19/07/2019 às 16:26
Blog do Elvis
FOTO: Blog do Elvis

Um menino de um ano que nasceu sem ânus na zona rural de Floresta, no Sertão de Pernambuco, passou por cirurgia nesta sexta-feira (19) no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), no Recife, para reconstrução do trânsito intestinal. De acordo com a assessoria de imprensa da unidade de saúde, a criança passa bem.

Ao Blog do Elvis, parceiro do NE10 Interior, os pais contaram que não é fácil lidar com a necessidade especial do filho, porque dependem de bolsas de colostomia doadas e o bebê sente incômodos quando está sem.

O coloproctologista Paulo Barros explica que o caso é bastante incomum. "É uma má formação genética no trato gastrointestinal, que acontece durante a gestação. Um a cada 1.500 fetos que nascem vivos não possuem ânus", explica. Ainda segundo informações do médico, o intestino da criança deve ser analisado, pois, a má formação pode atingir outras partes do órgão, além da genitália e dos rins.

A criança deverá passar um tempo no Recife por causa do tratamento, mas os pais não conseguem arcar sozinhos com os custos. Segundo o pai do garoto, o fato de estarem sem emprego torna a situação ainda mais difícil.

Doações

Uma campanha em Floresta está sendo feita para conseguir doações e criar uma reserva financeira para ajudar nos custos do tratamento do menino. As doações podem ser feitas através do site Vakinha Virtual. Também estão sendo recebidas doações de produtos como fraldas e gaze. Para mais informações, é possível entrar em contato através dos seguintes telefones: (87) 9 96477570 / (87) 9.9981.6294 ou através do WhatsApp do Blog do Elvis: (87) 99948.8360.