Defesa Civil

Época de chuvas inspira cuidados em áreas de risco em Caruaru

Defesa Civil visita áreas de risco na época de chuvas para fazer ações preventivas

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 25/07/2019 às 14:55
Jefferson Nascimento/TV Jornal Interior
FOTO: Jefferson Nascimento/TV Jornal Interior

A época de chuvas sempre traz uma preocupação a mais para os moradores de áreas ribeirinhas. A Defesa Civil dos municípios fica em alerta e em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, alguns locais já foram visitados pelas equipes. Uma passagem molhada que fica na Rua Saldanha da Gama, na área central da cidade, é uma das áreas que passa por vistorias periodicamente.

"O que a gente pede sempre é que as pessoas não tentem transpor. Quando ela extravasa e a água está por cima, não tente passar. Principalmente a pé e de moto", orienta o coordenador da Defesa Civil de Caruaru, Kleber Alexsander.

O lixo acumulado em rios, córregos e riachos agrava a situação. Esta prática prejudica o trabalho de prevenção de acidentes. "A gente pede que a população colabore, não jogue lixo no rio, porque entope as passagens. Todo tipo de coisa a gente acha no rio", destaca o representante da Defesa Civil.

Outra área que inspira cuidados é o Monte Bom Jesus. De acordo com a dona de casa Tânia da Silva, na última chuva forte, algumas pedras deslizaram próximo à casa dela. "Um monte de pedra pequena desceu, a rua ficou cheia de lama", lembrou.

Uma grande pedra no monte vem se movimentando a cada chuva. Com o solo úmido, o risco que ela deslize é grande. Uma casa já foi atingida e caso isto ocorra novamente, algum imóvel pode ser destruído.

A costureira Edilmar Carla, que mora no local desde que nasceu, está preocupada com a situação. "O medo que a gente tem é que essas pedras deslizem e caiam pro cima da casa da gente. A maioria das vezes acontece durante a madrugada. Como eu tenho quatro filhos, fica muito difícil correr", diz.