Saúde

Casos suspeitos de sarampo sobem para cinco em Caruaru

Secretaria de Saúde orienta que os cartões de vacina sejam atualizados em caso de atraso

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 09/08/2019 às 8:55
Fotos Públicas
FOTO: Fotos Públicas

A Secretaria de Saúde de Caruaru registrou cinco casos suspeitos de sarampo em Caruaru, no agreste pernambucano, além dos dois identificados em julho. Os casos ainda não foram confirmados, mas foram isolados e todas as pessoas que tiveram contatos com as pessoas possivelmente infectadas foram procuradas e vacinadas.

As equipes de saúde do município estão preparadas se os casos de sarampo forem confirmados, ainda segundo informações da Secretaria. Os últimos casos de Sarampo em Caruaru foram no ano de 2014, com cinco confirmados. A orientação é que os cartões de vacina sejam atualizados em caso de atraso, principalmente em menores de cinco anos.

"A vacinação é a única forma de prevenção. Quem estiver com sintomas deve procurar com urgência a unidade de saúde mais próxima de sua casa. Recomendamos ainda que, neste momento, os pais ou responsáveis evitem expor as crianças menores de um ano ou não vacinadas a aglomerações”, explica a secretária executiva de Atenção Básica, Lillian Leite.

Outras medidas já estão sendo aplicadas na cidade, como intensificação na revisão nos cartões de vacina, imunização em todas as Unidades Básicas de Saúde, busca ativa nos domicílios dos casos suspeitos e bloqueio vacinal de contatos, investigação laboratorial de suspeitos, assistência aos casos com suspeita, vacinação em escolas e hospitais e outras.

As pessoas que já tomaram as duas doses da vacina, pelo menos uma vez na vida, estão imunes e não precisam tomar a vacina novamente. O alvo do reforço da vacina devem ser crianças menores de cinco anos, principalmente as de um ano (1ª dose) e de um ano e três meses (2ª dose). Para adultos com até 29 anos, é necessário apresentar duas doses da vacina tríplice viral. Já em adultos com até 49 anos, é preciso apresentar ao menos uma dose da vacina tríplice viral. A vacina é contraindicada para gestantes e imunodeprimidos.

As vacinas são aplicadas em unidades básicas de saúde. É importante levar um documento de identidade, cartão de vacina , cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência.

Sobre a doença

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral e grave. É muito contagiosa e pode ser transmitida pela fala, tosse e espirro. Pessoas de qualquer idade podem contrair a doença. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do sarampo, principalmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade.

Todo paciente que apresentar febre e exantema (manchas vermelhas) acompanhados de um ou mais dos sintomas de tosse, coriza e conjuntivite é caracterizado como caso suspeito de sarampo e precisa procurar uma unidade de saúde para avaliação.