Violência

Caruaru fica em terceiro lugar no ranking de homicídios de Pernambuco

Município de 356.872 habitantes fica atrás apenas do Recife e de Jaboatão dos Guararapes

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 13/08/2019 às 11:50
Fernando Frazão/Arquivo Agência Brasil
FOTO: Fernando Frazão/Arquivo Agência Brasil

A cidade de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, ficou em terceiro lugar no ranking do número de homicídios do Estado, no período de janeiro a junho de 2019. O município de 356.872 habitantes fica atrás apenas do Recife e de Jaboatão dos Guararapes.

Na Capital do Agreste, foram 91 assassinatos neste período. No Recife, que tem 1.637.834 habitantes, foram 268 homicídios e em Jaboatão, que tem população estimada de 697.636 habitantes, 142. De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), o número de homicídios caiu entre 8% e 10% este ano. Em julho, a redução foi de 45%. Na semana passada, foram dois latrocínios em menos de 24h.

Na manhã do dia 7, Manoel Dário do Nascimento, 24 anos, foi vítima de uma tentativa de assalto e atingido por um disparo quando saía para o trabalho no bairro Santa Rosa. Ele foi socorrido para o Hospital Regional do Agreste (HRA), mas não resistiu e faleceu.

No dia seguinte, o pastor evangélico Sérgio Henrique de Azevedo Bastos, 48 anos, estava com a porta da casa aberta no Residencial Luiz Bezerra Torres no início da noite, quando dois homens entraram para roubar uma televisão. Ele teria reagido e foi atingido por um tiro de espingarda calibre 12 na barriga. O pastor não resistiu e morreu no local.

Depois do ocorrido, muitas pessoas foram embora da região. As ruas estão desertas e os vizinhos da Rua 32, assustados. "Quando a gente sai, a gente fica com medo, a gente só vive trancados dentro de casa. Minha filha foi levar o irmão no colégio e viu um cara assaltando a vizinha. De manhãzinha quando a gente acorda para ir para o trabalho, tem assalto", contou uma moradora, que preferiu não se identificar.

De acordo com a Polícia Militar, o trabalho preventivo é feito nas áreas de maior incidência de violência, como no residencial, onde as rondas ostensivas foram intensificadas. "Aqui a gente sabe que existem os pontos quentes de homicídios, assaltos aqui em Caruaru. Tudo isso é acompanhado estatisticamente. Nossas ações e operações são desenvolvidas com foco exatamente nessas estatísticas, temos feito operações conjuntas com o Biesp, com a Polícia Civil...", destacou o tenente-coronel Saraiva, do 4º Batalhão da Polícia Militar.

A Divisão de Homicídios anuncia reforços de novos delegados, a redução nos números e que cerca de 50% dos crimes de morte já foram elucidados. "Significa que quase 50% das pessoas que foram responsáveis pela prática de homicídio na cidade já foram encaminhadas ao Poder Judiciário, através de denúncias apresentadas pelo Ministério Público, então aqui na cidade a gente tem a expectativa de chegar ao final do ano com a taxa acima de 50%", espera o delegado Vitor Freitas.