Religião

15 de agosto é o dia da Padroeira de Petrolina: Nossa Senhora Rainha dos Anjos

Data é feriado na cidade e é comemorada com missas e procissão

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 15/08/2019 às 11:18
Foto: Jonas Santos
FOTO: Foto: Jonas Santos

O dia 15 de agosto é o dia de Nossa Senhora Rainha dos Anjos, Padroeira de Petrolina, no sertão pernambucano. A festa é sempre comemorada com missas e procissão.

Nossa Senhora Rainha dos Anjos recebeu esse nome porque está sempre cercada por anjos. "Ela foi levada pelos anjos e coroada no céu", diz o padre Miguel Ângelo, devoto de Nossa Senhora. Ela já aparecia em visões de outros santos antes mesmo de receber a visita do Anjo Gabriel. Ela foi escolhida por Deus para dar à luz a Jesus Cristo e aceitou.

O padre Miguel Ângelo explica que Nossa Senhora Rainha dos Anjos é considerada mãe da Igreja e é importante em todo o Brasil. Segundo ele, Maria protege os cidadãos petrolinenses. "Petrolina é uma cidade muito abençoada, principalmente por ter uma Padroeira como Nossa Senhora. Por causa dela, os anjos tomam conta da cidade e livram a população do mal", explica o padre.

Programação

A programação desta edição da festa em homenagem à Padroeira começou cedo nesta quinta-feira (15), com uma missa paroquial celebrada pelo padre Cícero Diego na Igreja Matriz. Em seguida, na catedral haverá uma celebração vocacional no túmulo dos pastores, onde está sepultado Dom Antônio Maria Malan, primeiro bispo da Diocese de Petrolina. Às 10h, acontece uma missa festiva, considerada um ponto alto neste dia de celebração, que tem como presidente o bispo Dom Francisco Canindé Palhano, com bispos convidados e padres.

A partir das 16h, os fiéis começam a se concentrar em frente à Igreja Matriz, na Praça Centenário, para a procissão, que começa às 17h. A procissão segue até a Concha Acústica, onde será realizada a missa campal de encerramento da Festa da Padroeira. O evento começou no dia 5 de agosto e tem como tema "Sob o olhar da Rainha dos Anjos, há 90 anos construímos a casa de Deus", fazendo referência aos 90 anos da Igreja Catedral do Sagrado Coração de Jesus, que foi inaugurada em 1929 pelo bispo Dom Malan. O valor arrecadado na festa será destinado para a nova sonorização da Igreja Matriz.