2020

Seminário Pré-eleição debate em Caruaru novidades sobre o pleito

Objetivo do evento foi trazer as últimas alterações no processo eleitoral

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 15/08/2019 às 14:58
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

O Seminário Pré-Eleição 2010 - Os Novos Desafios da Eleição Municipal - foi realizado nessa quarta-feira (14) no auditório do Sindicato dos Lojistas (Sindloja), em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Promovido pelo Instituto Caruaru de Direito Eleitoral (ICADE), o evento contou com o apoio da TV Jornal Interior.

"Neste momento, aqueles que querem concorrer a um cargo eletivo podem falar de pré-candidatura, e não de candidatura. Eles não podem dizer que são candidatos, são pré-candidatos. E a campanha eleitoral começa realmente a partir de 16 de agosto 2020, é quando após a realização das convenções partidárias e o registro, que começa a campanha eleitoral", explica o professor da escola judiciária eleitoral do TRE-PE, Henrique Melo.

O objetivo do evento foi trazer as últimas alterações no processo eleitoral. "O conhecimento do que pode acontecer no período pré-eleitoral e principalmente no período eleitoral, as informações que devem constar para a atuação de quem pretende disputar um mandato eletivo, e principalmente trazer ao conhecimento de quem está aqui presente e dos convidados um pouco do conhecimento das mudanças que são importantes para o processo eleitoral", destaca o advogado e coordenador geral do seminário, Bruno Martins.

Uma das palestras foi sobre a fiscalização do uso do dinheiro público. O procurador do Ministério Público de Contas de Pernambuco, Cristiano Pimentel, acredita que isto fica mais fácil com o uso da tecnologia, na prestação de contas eletrônica. "A fiscalização eleitoral é cada vez mais difícil, porque agora nós temos recursos públicos na campanha, com o fundo partidário e o fundo eleitoral. Portanto, a responsabilidade de fiscalizar o uso desse dinheiro público é muito maior", explica.

O evento contou com o apoio da TV Jornal Interior e o gerente de jornalismo da emissora, Diego Barbosa, foi mediador de uma das mesas de debate. "Acima de tudo, é uma oportunidade de nós levarmos também mais informação para o eleitor e para aqueles que pretendem se candidatar nas eleições do ano que vem. Nós estamos aqui com grande satisfação e o maior prazer em colaborar, contribuir, com um evento como esse", afirmou.