Água

Falta de chuvas altera abastecimento de Caruaru e Santa Cruz; confira

Medida será necessária por causa do pré-colapso da Barragem de Tabocas, em Santa Cruz

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 16/08/2019 às 10:12
Divulgação
FOTO: Divulgação

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) está realizando ajustes operacionais para alterar o regime de abastecimento de água em Santa Cruz do Capibaribe e em Caruaru, ambas no agreste, devido à ausência de chuva registrada no período entre março e junho. A medida será necessária por causa do pré-colapso da Barragem de Tabocas, em Santa Cruz, que está com 0,98 % de sua capacidade. Por isso, as duas cidades serão atendidas somente pelo Sistema Integrado Prata-Pirangi a partir da próxima terça-feira (20).

Em Caruaru, o rodízio de distribuição de água será alterado para cinco dias com água e quinze dias sem. Atualmente, o regime obedece ao calendário de cinco dias com água e dez sem. Já em Santa Cruz do Capibaribe, o atendimento será mantido em prédios públicos e na área comercial do Moda Center Santa Cruz. As contas dos clientes que não serão atendidos pela rede de distribuição de água serão suspensas, segundo a Compesa.

Obras

Segundo o gerente de Unidade de Negócios da Compesa, Bruno Adelino, a escassez de água que penaliza o abastecimento de Santa Cruz será regularizada com a entrega da obra da Adutora do Alto Capibaribe. A obra está em andamento com mais de 40% dos tubos já assentados ao longo dos 28 quilômetros entre a captação em Barra de São Miguel, na Paraíba, e a divisa com o município de Santa Cruz do Capibaribe. A Compesa deseja que sejam iniciados os testes para levar água do Rio São Francisco para Santa Cruz do Capibaribe até meados de 2020. Também serão atendidos os municípios de Toritama, Jataúba, Taquaritinga do Norte e o Distrito de São Domingos, em Brejo da Madre Deus. Também podem ser beneficiadas, em caso de emergência, as cidades de Vertentes, Frei Miguelinho, Santa Maria do Cambucá e Vertente do Lério.

Para Caruaru, a Compesa está realizando obra da Adutora de Serro Azul. A nova adutora terá 58 quilômetros de extensão e capacidade para transportar 500 litros de água por segundo. Serão beneficiadas as cidades de Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Bezerros e Gravatá. De forma emergencial, podem ser abastecidas as cidades de São Caetano, Sanharó, Tacaimbó, Belo Jardim e São Bento do Una.