Caso suspeito

Após morte de criança, Cupira intensifica campanha contra mosquito da dengue

Campanha objetiva prevenir os focos do mosquito Aedes aegypti em qualquer época do ano

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 28/08/2019 às 15:31
Pixabay
FOTO: Pixabay

O município de Cupira, no Agreste de Pernambuco, está convocando a população da cidade para intensificar o combate ao mosquito transmissor da dengue e outras arboviroses, o Aedes aegypti. A campanha objetiva prevenir os focos do mosquito em qualquer época do ano. Na semana passada, uma menina de seis anos faleceu com suspeita de dengue grave.

No dia 3 de setembro, terça-feira, uma passeata será realizada a partir das 8h com participantes do governo e da sociedade civil, principalmente agentes de saúde e de endemias, distribuindo panfletos educativos, fazendo orientações e tirando dúvidas.

Além disto, será feita a remoção de entulhos e de demais possíveis focos do mosquito. A ação ainda terá apresentações de crianças e jovens da rede municipal de ensino.

Dados

De acordo com a Prefeitura de Cupira, em 2019 foram notificados 89 casos de dengue na cidade, sendo 24 confirmados e 65 descartados. No dia 23 de agosto, uma criança de seis anos e 9 meses faleceu com suspeita de dengue grave (conhecida como dengue hemorrágica). A menina deu entrada no Hospital Municipal José Veríssimo de Souza, em Cupira, no dia 20 de agosto deste ano.

Ainda segundo a prefeitura, a criança apresentou sintomas de dengue hemorrágica, recebeu os primeiros atendimentos e procedimentos pela equipe médica de plantão de Cupira e depois foi transferida para o Hospital da Restauração, no Recife. Ela ficou internada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), mas não resistiu e faleceu no dia 23 de agosto.

Dengue em Pernambuco

Segundo números da Secretaria Estadual de Saúde (SES), de 30 de dezembro de 2018 a 17 de agosto de 2019, foram notificados 43.992 casos de dengue em Pernambuco. Destes, 11.799 foram confirmados e 13.507 descartados. No mesmo período do ano passado, foram 17.762 casos suspeitos (um aumento de 147,7%).