Obra

Parque ambiental será implantado às margens do rio Ipojuca em Caruaru

Ordem de serviço foi assinada nessa terça-feira (27)

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 28/08/2019 às 12:10
Divulgação
FOTO: Divulgação

O Parque Ambiental Janelas para o Rio será implantado em Caruaru, no agreste pernambucano. O Governador Paulo Câmara assinou nessa terça-feira (27) a Ordem de Serviço para serem iniciadas as obras de construção do parque, contemplado numa área total de 6,65 hectares, sendo 1,58 hectares no lado norte e 5,06 hectares no lado sul, deste 3,06 hectares de áreas reflorestadas.

O parque ambiental faz parte do Programa Janelas para o Rio e consiste em um conjunto de intervenções previstas nos planos hidroambientais das bacias dos rios Capibaribe e Ipojuca. O objetivo é proteger as margens do rio, valorizar o espaço público, prática de atividades físicas, potencializar o papel do rio na paisagem urbana e valorizá-lo como marco paisagístico. A obra tem prazo de execução de nove meses e o investimento na obra é de R$ 6 milhões.

“Revitalizar e trazer vida a Bacia através do reflorestamento e ocupação de área para usos públicos, com um equipamento para todos, essa é a proposta do Parque Ambiental Janelas para o Rio e através dele a população possa contemplar, conviver e cuidar do rio. Estimulando a apropriação e melhorar a qualidade do rio.” explicou a presidente da APAC, Suzana Montenegro.

O primeiro parque será no município de Caruaru às margens do Rio Ipojuca, com extensa área ao longo do rio. O projeto será implantado no terreno da Escola Municipal Altair Nunes Porto, no bairro do Cedro, região com carência de áreas de lazer. O Parque Ambiental fará parte do processo de reabilitação do Rio Ipojuca na Zona Leste da cidade.